O que é bovinocultura?

Compartilhe esta publicação

Você sabe o que é bovinocultura? Então, confira!

A bovinocultura é a atividade voltada para a criação de gado. Sendo dividida em criação de leite e de corte e se insere como atividade econômica.

Também se destaca no agronegócio brasileiro,  com uma das maiores do mundo com um rebanho que representa cerca de 14,3% do rebanho mundial. Isso se dá devido as condições adequadas, como por exemplo:

  • Condição climática favorável como o clima tropical
  • Boa extensão territorial
  • Controle sanitário
  • Segurança alimentar 
  • Tecnologia
  • Capacitação profissional

Veja abaixo cada uma das categorias da bovinocultura. Então, acompanhe!

O que é bovinocultura de corte?

Enfim, boa parte do rebanho nacional é voltado para gado de corte, que pode ser criado, destinado ao abate:

  • Extensiva
  • Confinado 
  • Semi-confinado

O gado em sistema extensivo é criado solto na pastagem com suplementação. Cabe salientar que nesse sistema, o pasto precisa ser bem manejado durante a seca, para oferecer melhor aporte nutricional.

Além disso, os bovinos criados em confinamento, possuem um melhor controle da alimentação.

Quais as raças de bovinos de corte são  predominantes no Brasil?

No Brasil  a predominância é do gado Zebu, por serem animais rústicos, com menores exigências nutricionais e maior resistência a doenças, em relação ao gado europeu. Além disso, as principais raças produzidas são por exemplo:

  • Nelore:  é uma das raças zebuínas mais produzidas no país pois se adaptaram às condições climáticas.
  • Tabapuã: são animais com alta fertilidade e habilidade materna, além disso é a única raça que foi desenvolvida no Brasil e vem recebendo atenção dos pesquisadores nos últimos anos.
  • Brahman: são excelentes na conversão alimentar, as fêmeas têm um curto intervalo entre partos e são ótimos produtores de leite.
  • Guzerá: animais de dupla aptidão, as fêmeas têm facilidade de parto.

Sistemas de criação de gado de corte

Há  três sistemas de criação na pecuária de corte para a sua exploração:

Planilha de Gado

Sistema Extensivo

Caracterizado pela criação dos animais em grandes extensões de pastagens, com pouco uso de insumos, mão de obra e equipamentos. A principal vantagem é o baixo custo de produção, no entanto um dos principais problemas é a sazonalidade ocasionada pelas condições climáticas adversas. Ou seja no período das águas, há bastante alimento, enquanto que na seca, a pastagem se torna escassa e aumenta o tempo para abate.

Sistema Semi-Intensivo

Esse tipo de sistema é muito utilizado durante a terminação dos animais, que é quando são ofertados aos bovinos criado a campo alimento no cocho. Além disso, também são utilizadas suplementação energética e volumosa para acelerar o ganho de peso e aumentar a rentabilidade do pecuarista.  

O sistema semi-intensivo também utiliza-se quando há falta de forragem ou  ela se encontra com baixo valor nutritivo devido a seca.

Sistema Intensivo

É um dos sistemas mais eficientes de produção, utilizado na terminação dos animais, resultando em carcaças bem acabadas, com deposição de gordura subcutânea. No entanto, esse tipo de sistema tem um alto custo de implantação e os custos de produção.

No entanto, as elevadas taxas de produtividade e a oportunidade de abater os animais o ano inteiro, fez desse sistema um sucesso.

O que é bovinocultura de leite?

O Brasil ocupa a terceira colocação no cenário mundial na produção de leite.  Além disso, devido às qualidades nutricionais do leite, o torna um alimento essencial e muito consumido in natura como os seus subprodutos.

No entanto, a produção de leite requer um maior investimento e melhor gestão pois são animais que requerem maior cuidado. Mesmo assim dão um bom retorno financeiro.

Raças de gado para a bovinocultura de leite

A escolha da raça é muito importante e está relacionada com o sistema de produção adotado. As  principais são, por exemplo:

  • Holandesa:  uma das  mais conhecidas pela sua lucratividade, a vaca holandesa produz maior quantidade de gordura e proteína.
  • Girolando: raça de gado de leite que melhor se adequa às condições topográficas e climáticas do nosso país.
  • Pardo-suíço: tem alta performance na produção de leite e de carne.
  • Jersey: se adapta a qualquer tipo de sistema de produção e produz leite de alta qualidade, e altos níveis de sólidos totais e são mais nutritivos.

E se você gostou do conteúdo, então compartilhe em suas redes sociais!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?