Bagaço de Cana na alimentação de bovinos de corte

Bagaço de Cana na alimentação de bovinos de corte

Compartilhe esta publicação

O bagaço de cana é uma excelente fonte de fibra com baixo valor nutritivo. Por isso não deve ser tratado da mesma forma que um volumoso de boa qualidade como silagens e pastagens. Sendo assim suprir com a inclusão de concentrado na dieta.

Também utiliza-se como fonte de volumoso para animais confinados.

Entre as vantagens do uso do bagaço são:

  • Promover a ruminação;
  • Aumento da produção de saliva;
  • Manutenção do pH ruminal.

Veja mais sobre o uso do bagaço de cana na alimentação dos bovinos!

Características nutricionais do bagaço de cana

O bagaço de cana é um coproduto fibroso com baixa densidade e teor de energia, proteína, minerais e vitaminas. Por isso é um alimento de baixo valor nutritivo.

Ele apresenta em torno de 32-44% de celulose, 27-32% de hemicelulose e 19-24% de lignina. Essas características são importantes para formulações de dietas que possuem elevadas proporções de concentrado.

A fração de FDN, ou fibra em detergente neutro, corresponde aos compostos hemicelulose, celulose e lignina. A hemicelulose e a celulose apresentam digestão mais lenta no rúmen. Por isso precisa que se mastigue para diminuir as partículas e permitir a ação dos microrganismos. 

Essa prática estimula a salivação e o controle do pH ruminal, e assim evitar distúrbios metabólicos.

Inclusão do bagaço de cana in natura na dieta de bovinos de corte

Conforme alguns estudos, resíduos de cana in natura podem ser incluídos na dieta entre 10-20% na matéria seca.

Se a inclusão for menor que 10%, é importante salientar quais os insumos energéticos utilizarão. Pois quando há excesso de energia disponível no rúmen pode deprimir o consumo dos animais.

Quando a inclusão é maior que 20%, provoca menor consumo de matéria seca. Pois a fibra do bagaço de cana in natura tem baixa digestibilidade, interferindo no desempenho dos animais e na eficiência alimentar.

Quais os cuidados na inclusão do bagaço de cana in natura?

Veja abaixo quais os principais cuidados que se deve ao incluir bagaço de cana in natura na alimentação de bovinos de corte:

1) Aferir a matéria seca

É muito comum ocorre variações na matéria seca do bagaço de cana, pois o mesmo, em geral, fica exposto as intempéries do clima. Essas condições adversas climáticas afetam na formulação final da dieta e também no desempenho dos animais.

Por isso, é importante aferir com frequência a matéria seca do bagaço. Monitorando pelo menos duas vezes na semana ou sempre que houver mudanças no clima como elevadas temperaturas ou chuva.

Por exemplo, uma diferença de 2% no resultado final já é necessária fazer a correção, para manter a formulação planejada.

Planilha de Gado

2) Inclua água na dieta 

Por apresentar cerca de 50% de matéria seca, um nível bem abaixo do considerado ideal, é necessário incluir água na dieta do animal. Para corrigir a matéria seca e não prejudicar o consumo dos animais.

Além disso, a adição de água promove um melhor consumo e também auxiliará na mistura da dieta.

3) Avaliar a qualidade da fibra

Outro ponto fundamental nos cuidados com o bagaço de cano é na qualidade da fibra do bagaço. Para isso é necessário cuidados com o armazenamento nos pátios de estocagem das usinas, e não permanecem por muito tempo estocado.

Quando armazenado por muito tempo pode provocar a deterioração do material causo por microrganismos como fungos. Além disso, esse tipo de armazenamento em forma de pilhas, permite que o material alcance temperaturas elevadas. Que afetam na composição do material, acelerando o processo de decomposição.

Para avaliar se o material apresenta uma boa qualidade, é só colocar uma pequena amostra em um recipiente com água. Se afundar significa que a fibra não apresenta uma boa qualidade e por isso, não oferecer aos animais.

Por isso no momento de armazenar também importante ter silos. Também não recomenda-se o uso de aditivos no bagaço e não é necessário que seja feita a secagem desse bagaço.

Conclusão

Enfim, um dos grandes obstáculos e desafios de muitas propriedades é produzir volumoso para a propriedade. Para aquelas situadas próximos de usina, podem se beneficiar do bagaço de cana de açúcar, como volumoso para dietas.

O bagaço de cana de açúcar é um insumo barato, que incentiva a ruminação e ajuda a manter as condições ideais para o ambiente ruminal. No entanto exige alguns cuidados dados a sua alta porcentagem de umidade.

E aí você gostou do conteúdo? Então, compartilhe esse material em suas redes sociais, e fique por dentro das novidades no nosso blog!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?