Saiba como substituir o milho na ração para bovinos de corte! O milho é um dos principais insumos da ração animal, e nos últimos tempos o preço do grão vem aumentando de forma significativa.
Outra preocupação dos pecuaristas é que na época do inverno, costuma trazer uma baixa na produção com muitas áreas ociosas. Por isso vale a pena ver outras alternativas possíveis para substituir o milho na ração para bovinos de corte.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com os produtos que podem ser utilizados no lugar do milho na produção de ração para bovinos de corte.
Além disso, cabe salientar que qualquer formulação, deve ser sob consulta de um médico veterinário. Então se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
08 substitutos do milho na ração para bovinos de corte
1. Trigo um substituto do milho mais nutritivo
O trigo é um excelente substituto para o milho, é uma das cultivares mais nutritivas. Há mais de 20 anos vem sendo utilizado na composição de rações para bovino de corte.
A Embrapa lançou a cultivar BRS Tarumã, essa cultivar promove mais energia e proteína do que as demais variações.
2. Farelo de arroz: Subproduto que veio para substituir o milho na ração
Para substituir o milho na ração, o farelo de arroz é uma dessas alternativas. Portanto, é um subproduto da industrialização do arroz, é uma mistura de arroz polido (30%) com farelo (70%). Em sua composição há no máximo 2% de gordura bruta, 12% de fibra bruta e mínimo 16% de proteína bruta.
No entanto a presença de gordura favorece a proliferação de fungos produtores de aflatoxinas, bem como a rancificação oxidativa, que compromete a qualidade do produto e dificulta o armazenamento de grandes quantidades.
3. Mandioca
Outro alimento que pode ser um ótimo substituto do milho na ração para bovinos de corte é a mandioca. Entre os principais benefício é por ser de fácil plantio e também tanto a raiz quando a parte aérea são bastante energética. Além disso, ambas as partes também podem substituir a soja.
4. Polpa cítrica: Coproduto da laranja para substituir o milho na ração
A polpa cítrica é uma alternativa para substituir o milho. O principal carboidrato desse substituto é a pectina, que é facilmente absorvida pelos bovinos, além de ser uma boa fonte energética. Além disso, também apresenta rápida degradação ruminal, disponibilizando energia de forma rápida no rúmen.
No entanto, é necessário fazer as contas pois é um produto exportado e devido a alta do dólar esse valor sobe.
+Saiba mais em: Polpa cítrica na Alimentação de Bovinos de corte
5. Gliricídia
Tem origem de uma árvore, e é muito utilizada em consorciação com o milho, pois auxilia a nitrogenar o solo. Suas folhas são uma excelente alternativa na alimentação bovina, pois apresenta em sua composição 22% de proteína.
Além disso, na produção de vaca leiteira podem substituir tanto a soja quando o milho, e atende as necessidades nutricionais dos animais.
6. Caroço de algodão: Resíduos da produção para substituir o milho na ração
O caroço de algodão vem sendo muito utilizado na alimentação bovina, ele é bem oleaginoso e tem uma boa quantidade nutricional, fibras e é uma excelente fonte energética.
Além disso, essa boa quantidade de fibras, estimula o processo de ruminação
No entanto, o preço apresenta bastante variação e pode ser vantajosa apenas em determinados períodos.
O uso na alimentação bovina influencia na qualidade e nas características da carcaça, principalmente na composição do tecido adiposo, por isso, esse tipo de produto é indicada para bovinos de corte em confinamento e para acabamento da carcaça na fase da terminação.
7. Resíduo do biodiesel
Entre os resíduos do biodiesel utilizado para alimentação bovina é a glicerina, ela é uma fonte energética barata em relação as demais opções. Em uma ração bovina, a glicerina deve responder por cerca de 8% da ração animal para que o metabolismo tenha um bom desempenho animal.
8. Resíduos de cervejaria
Com o aumento da produção de cerveja, os resíduos dessa matriz têm um ótimo potencial de proteína. Um dos principais composto é a cevada, que quando descartado no meio ambiente é bastante poluente. Quando o produto é beneficiado, os resíduos ganham um destino rentável.
Os resíduos de cervejaria, apresentam-se na forma de resíduo úmido, prensado, seco e levedura de cerveja. Além disso, a inclusão desse resíduo na dieta, pode substituir em até 100% o milho.
Logo, essa alternativa é uma ótima opção, pois reduz o valor dos gastos com a alimentação, sem perder a qualidade da alimentação.
+ Veja também sobre coprodutos para bovinos de corte
Conclusão
Neste artigo, você conheceu oito alternativas para substituir o milho na alimentação de bovinos. E então, você já utilizou algumas dessas opções na alimentação de bovinos. Você gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais.
A Tecbov lançou o GadoPRO, a solução para a gestão eficiente do seu rebanho! Além disso, ele tem inúmeras funções para avaliar a evolução no ganho de peso dos animais.