Alta Demanda Internacional por Carne Bovina Brasileira

ALTA-DEMANDA-INTERNACIONAL-POR-CARNE-BOVINA-BRASILEIRA

Compartilhe esta publicação

Alta Demanda Internacional por Carne Bovina Brasileira

O mercado internacional de carne bovina está em processo de melhora tanto quantitativo como qualitativo. Com a abertura comercial na década de 90; acordos econômicos entre blocos e países; e trajetória de depreciação da moeda brasileira frente ao dólar, o Brasil apresenta-se otimista quanto a sua exportação, consagrando-se como um grande produtor de carne bovina. Com o aumento da renda aliado ao crescimento populacional em países em desenvolvimento, é esperado que a demanda mundial por proteína animal se eleve ao longo das próximas décadas.

        Mas quais os principais motivos do aumento da demanda de Carne Bovina Brasileira? Conheça a seguir algumas das soluções que corroboram para maior exportação dos produtos cárneos.

Sistema de Criação à Pasto

        O Brasil possui grandes dimensões de terra e condições climáticas favoráveis, o que permite aos produtores que boa parte do ciclo de produção seja feito à pasto. Este é um método que tem menor custo, aliado a mão de obra barata, e faz com que o produtor oferte um preço melhor em relação aos concorrentes.

        Outra vantagem de uma alimentação baseada em pasto é o menor risco de ocorrer doenças, como a da “vaca louca” que está diretamente ligada a complementação com ração de ossos utilizadas na dieta dos bovinos.

Utilização de Inovações Tecnológicas na Segurança do Alimento

       O crescimento da cadeia produtiva de rebanhos está relacionado com a segurança do alimento, a qualidade e a produtividade, pilares para o mercado agroalimentar que perpassam por todo o sistema de produção. É fundamental o desenvolvimento de tecnologias na prevenção detecção, erradicação e adoção precoce de controle de doenças. A vacinação é o principal método de prevenção e erradicação de doenças como a febre aftosa.

Planilha de Gado

Certificação de Origem Bovina e Bubalina- SISBOV e demais certificações de qualidade

       A definição de qualidade é muito complexa, e pode ser dividida em quatro dimensões: a visual (aspecto da carne), a gustativa (ligado a sensação ao consumir o produto), a nutritiva e a higiênico-sanitária.

        Com o objetivo de atender as exigências dos mercados importadores e Órgãos Reguladores criou-se o SISBOV, que realiza o rastreamento de todo o ciclo de produção, da fase de cria até a engorda, para fornecer ao consumidor um produto de qualidade, livre de contaminantes.

        Outras iniciativas governamentais para atender as exigências do mercado consumidor são:

– O Pacto Verde: É uma iniciativa da Comissão Europeia que tem como objetivo ser a conexão para as futurar atividades na Europa e propõe medias que se torne neutra em carbono até 2050.  

– Programa de Novilho Precoce:  Incentivo fiscal para os produtores que conseguem produzir animais jovens e com bom acabamento de carcaça. 

– Selo Carbono Neutro:neutralidade de carbono quando se emite a mesma quantidade de CO2 na atmosfera que aquela que se retira por diferentes vias, o que deixa um balanço zero. Mesmo com todo o marketing negativo, como por exemplo a Operação Carne Fraca, combinados com as incertezas associadas à economia brasileira, o mercado dá sinais positivos. Para que o Brasil continue com papel de destaque no mercado mundial de carne, é preciso entender a evolução de diversos aspectos das cadeias que compõem o ramo.

Agora que já conferiu nosso post de “Alta Demanda Internacional por Carne Bovina Brasileira “, confira outros assuntos em nosso blog.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?