Acidificantes: O uso na nutrição de suínos

Acidificantes O uso na nutrição de suínos

Compartilhe esta publicação

O uso de acidificantes na nutrição de suínos vem crescendo nos últimos anos, com maior restrição ao uso de antimicrobianos. Conheça mais sobre essa substância e seu uso na nutrição. Confira!

Com o objetivo de aumentar a produção de carne em sistemas intensivos, o uso de antimicrobianos em doses adequadas, ajuda no controle dos patógenos.

No entanto, apesar das inúmeras vantagens do seu uso, ainda há a preocupação com a segurança alimentar dos consumidores. Pois é possível encontrar resíduos da substância no produto final.

Por isso o uso de medidas alternativas empregadas na nutrição animal vem sendo estudadas, como os acidificantes. Que contribuem na melhora do índice zootécnico, sem propiciar resistência bacteriana.

Além disso, o uso de acidificantes reduz o desenvolvimento dos patógenos. No entanto favorecendo o desenvolvimento de bactérias que são benéficas e atuam no pH do lúmen.

Eles podem ter efeito direto, atuando nas fazendas, alterando o complexo de enzimas intracelulares das bactérias patogênicas.  E também indireto, reduzindo o pH inicial do trato digestório.

Veja também sobre alternativas de antimicrobianos:

+ Nutracêuticos: uma alternativa aos antibióticos para bovinos de corte?

+ Conheça sobre a homeopatia para bovinos de corte

Qual a composição dos acidificantes?

Os acidificantes são aditivos equilibradores da microbiota do trato digestório. São compostos por ácidos orgânicos, inorgânicos ou a combinação destes que atuam na redução do pH. Além disso, tem o objetivo de facilitar a digestão e reduzir a proliferação de microrganismos não desejáveis.

Ácidos Orgânicos

Os ácidos orgânicos, como os propiônico, fórmico, acético, cítrico, lático, benzoico, málico, fumárico e ascórbico, por exemplo. Substâncias produzidas de forma natural pelas plantas, animais e microrganismos, que exercem função importante no metabolismo.

Muito utilizados na indústria de alimentos como conservantes de grãos e rações, impedindo a umidade e fungos. Também utilizadas na nutrição animal como um aditivo promotor de crescimento.

Encontrados no mercado na forma líquida ou pó, via ração ou água.

Ácidos Inorgânicos

Já os ácidos inorgânicos, como os fosfóricos, são ácidos fortes, pois possuem minerais ligados na sua cadeia carbônica.

Como adicionar acidificantes na nutrição de suínos?

Adicionam-se os acidificantes na forma de, por exemplo:

  • Ácidos livres
  • Sais de ácido
  • Ácidos microencapsulados

Ácidos livres

Os ácidos livres se dissociam antes de chegar no intestino, reduzindo o pH e controlando a presença de patógenos no meio. As dosagens devem ser altas e podem variar de 0,2% a 2%.

Planilha de Gado

Sais de ácidos

Os sais de ácidos orgânicos possuem vantagens de serem inodoros. Logo causam menor rejeição da dieta, quando comparada aos ácidos puros, além de serem mais fáceis de manejar no processo de fabricação da ração.

Além disso, também apresentam maior efeito nutricional, devido a quantidade de ácidos orgânicos.

A mistura dos ácidos é uma ótima opção, pois cada órgão digestivo apresenta um pH específico. O que mantém a ação antimicrobiana em maior extensão intestinal.

Ácidos Microencapsulados

Ácidos revestidos por uma camada de lipídeos, que após a ação dos sais presentes no trato digestivo liberam-se e se dissociam no intestino do animal.

Assim, eles atuam no pH do lúmen, favorecendo a produção de ácidos graxos que tem ação antimicrobiana.

Além disso também libera cátion H+, reduzindo o pH intracelular. Essa dissociação libera RCOO-, impedido de sair pela membrana celular, atuando:

  • Na inibição do transporte de elétrons da mitocôndria;
  • Interfere na replicação de DNA e RNA;
  • Altera a síntese proteica e desnaturação de proteínas;
  • Bloqueia enzima no metabolismo de carboidrato celular;
  • Causa morte celular.

Por que usar os aditivos acidificantes para suínos?

Os acidificantes são adicionados na dieta dos suínos para amenizar os efeitos negativos causados pela alimentação e o desenvolvimento do animal. 

As dietas de suínos têm alta poder tamponante, devido aos altos níveis de proteína e minerais. Assim como a presença de microrganismos no meio de produção, aliado ao HCl.

Que cuidados são necessários no uso de acidificantes na nutrição animal?

Os acidificantes apresentam muitos benefícios na dieta dos suínos. Por isso é importante ter alguns cuidados, dado que os ácidos tem um potencial corrosivo e são voláteis

Por isso é recomendado o uso dos ácidos microencapsulados. Pois possuem um potencial de corrosão e volatilização reduzido em relação aos demais ácidos, deixando o produto mais seguro para o manuseio.

Conclusão

Os antimicrobianos são utilizados no controle de patógenos. No entanto deixam resíduos no produto final, o que não tem agradado aos consumidores finais e por isso têm se estudados alternativas, como os acidificantes.

Enfim, os acidificantes são benéficos na dieta dos suínos, promovendo menor número de patógenos que são prejudiciais para a saúde dos animais.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?