A monensina sódica na produção de carne

a-monensina-sodica-na-producao-de-carne

Compartilhe esta publicação

A monensina sódica na produção de carne

Neste texto você irá conhecer sobrea monensina sódica, sua função e atuação no desempenho animal. Também irá conhecer se uso desse ionóforo na dieta bovina afeta na qualidade final da carne.

Quando bovinos são submetidos a mudanças bruscas na dieta, para uma nutrição baseada em alto concentrado, uma série de processos fisiológicos é ativada resultando num distúrbio metabólico conhecido como acidose.

Por isso, busca-se é importante encontrar um equilíbrio nas reações que ocorrem no rúmen, de forma a otimizar a fermentação sem prejuízos aos animais, causando:

  • Aumento da formação de ácido propiônico
  • Diminui a formação de metano

Para alcançar esse efeito, podem utilizar-se aditivos.

Os aditivos alimentares podem atenuar os impactos das transições para dietas de alto concentrado, aumentando a taxa e a eficiência de crescimento dos animais.

O que são aditivos?

São substâncias utilizadas na alimentação de ruminantes com a finalidade de aumentar a produção animal, melhorando o desempenho da fermentação dos microrganismos do rúmen, e por conseguinte maior produtividade.

Atuam:

  • Alteram a relação dos ácidos graxos voláteis produzidos no rúmen após o processo de fermentação, sendo a principal fonte de energia dos ruminantes.
  • Regulam o consumo de matéria seca através do maior tempo de retenção do alimento no rúmen
  • Melhora o uso das proteínas
  • Reduz a quantidade de metano

O que é Monensina Sódica

Distribuída comercialmente com o nome de Rumensin (um produto com 10% de monensina sódica), sendo um poliéster carboxílico produzido por uma cepa de bactéria Streptomyces cinnamonensis.

É um antibiótico ionóforo mais utilizado na dieta dos animais, seu principal objetivo é melhorar o ganho de peso e em consequência a eficiência alimentar.

Ela atual principalmente no rúmen, selecionando as bactérias gram-negativas produtoras de succínato e propiônico, e inibindo as gram-positivas produtoras de acético, burítico e láctico, que são substâncias que agem como transportadores dos íons de sódio, potássio e cálcio para dentro da célula, resultando em menor perda de energia e uma melhor utilização da mesma para produção de carne,

Atuação da Monensina Sódica na Carne Bovina.

Na literatura há vários dados que se referem quanto ao efeito da monensina na qualidade da carne. Há relatos de que quanto maior o nível de monensina na dieta: menor o grau de marmorização da carne e proporciona redução da força de cisalhamento da carne.

Em outros trabalhos não foram encontradas diferenças no rendimento de carcaça, espessura de gordura e da área de olho de lombo. Enfim, a inclusão de aditivos na dieta bovina, melhora o desempenho animal e no ganho de peso diário, no entanto, há estudos de que a monensina afeta no grau de marmoreio e força de cisalhamento, por isso é importante avaliar a quantidade que será utilizada na dieta.

Agora que você já conferiu nosso post de “A monensina sódica na produção de carne”, aproveite para se cadastrar na lista de espera do nosso Sistema tecbov.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?