Você sabe quais as raça de gado mais procuradas no país? O Brasil é responsável pelo segundo maior rebanho do mundo. É referência, tanto na pecuária de corte quanto a leiteira.
A produção de carne bovina é uma das atividades econômicas mais importantes e rentáveis do Brasil. Por isso é importante conhecer bem a raça dos animais a serem implementadas, para entender o quanto as características dos animais podem impactar na produção.
Afinal, cada linhagem do animal, se adapta de forma diferente a cada bioma brasileiro e apresenta resultados singulares de produção.
Pensando nisso, elaboramos este artigo para você conhecer as principais raças de gado de corte mais procurada, as características e como elas se adaptam às diversas regiões. Então continue a leitura!
Nelore: Uma das raças mais procuradas pelos pecuaristas
O boi Nelore se tornou muito popular pela sua rusticidade e pelo bom ganho de peso. É responsável por boa parte da produção de carne.
De origem indiana é uma raça que possui uma pelagem que permite que os animais se adaptem bem ao clima do país, sendo a maior parte criada a pasto e com suplementação mineral.
Além disso, ela possui resistência natural a parasitas e conseguem ter uma longevidade reprodutiva maior. As fêmeas têm partos fáceis, e produzem bezerros fortes e sadios;
Com todas essas características os animais conseguem produzir com qualidade em todas as regiões do país.
Angus: Raças de gado mais procurada, destaque entre as raças taurinas
A angus é bastante conhecida pela sua e excelência da carne que produz, pois possui excelente habilidade para marmoreio e boa cobertura de gordura espessa (de 3 a 6 mm de espessura) e uniforme.
Raça de origem europeia, tem uma boa adaptação ao clima do país e boa resistência a carrapatos e enfermidades. São animais mochos e dóceis, facilitando o manejo dentro da porteira.
Uma de suas principais características é a fertilidade. Além disso, são muito precoces pois atingem a puberdade e a fase de corte precoce, o que também permite maior retorno financeiro aos produtores que conseguem atender tanto o mercado interno como o externo.
Brangus: Cruzamento de raças de gado mais procuradas
O Brangus result do cruzamento entre Brahman e Aberdeen Angus. A seleção dessas raças tem como objetivo aumentar a rusticidade das raças europeias e menos suscetíveis aos parasitas das raças zebuínas.
Esses animais apresentam precocidade sexual, habilidades maternas e excelente acabamento de carcaça e marmorização da carne. Além disso, essa raça é muito utilizada em confinamento, por se adaptarem de forma rápida e terem um elevado ganho de peso.
Guzerá: raças de gado mais procuradas para pecuária leiteira
É uma raça zebuína, bem resistente e se adaptam fácil. Além disso, ela possui uma dupla aptidão, de corte e leite. Nos últimos tempo, tem se utilizado na área leiteira e já conta com matrizes produzindo mais de 6000 Kg por lactação.
Senepol: raça de gado mais procurada de origem africana
O Senepol é uma raça de gado mais procurada de origem africana.É uma raça bastante rústica e muito produtiva e fértil.
Todavia, tem alta capacidade de transformar pasto em carne, o que deixa o animal pronto para o abate. Também possui pelo curto, o que garante maior resistência a altas temperatura e boa aptidão a campo.Tem um comportamento dócil, o que facilita o manejo dos animais e boa habilidade materna.
Braford: excelência em seleção genética
Uma das raças de gado mais procuradas que possui uma boa resistência física, essa espécie é mais resistente ao clima tropical. Possui uma boa consistência genética, pois são mais de 40 anos de seleção.
Um de seus diferenciais é a eficiência na produção de carne, pois possuem desenvolvimento precoce e condições de reprodução melhor que a média.
Wagyu: raça de gado mais procurada pela qualidade da carne
A raça Wagyu é conhecida pela qualidade de sua carne, pela maciez e pelo grau de marmoreio. Além disso, ele apresenta características como a excelente conversão alimentar e são capazes de depositar gordura entre as fibras musculares.
Desenvolvida no Japão, a partir do cruzamento de Simental, Ayshire e pardo Suíço.
A raça ainda pouco explorada pela pecuária brasileira e fez muito sucesso pois buscava-se uma linhagem que fosse bastante resistente.
Conclusão
Enfim, esses são apenas alguns dos exemplos de raça de gado de corte com bom desempenho. No entanto é fundamental seguir o protocolo de manejo da pecuária, para obter o lucro esperado e cobrir os custos da produção.
Por isso mantenha todas as atividades em dia, ofereça pasto de qualidade, uma ração balanceada no cocho, nutrição e aditivos, vacinas e bem estar animal, tudo isso garante o sucesso da pecuária.
E para te ajudar, a Tecbov lançou o Gado PRO, um software que irá te ajudar no manejo eficiente do rebanho. Você quer saber mais sobre o produto? Então entre em contato conosco.