Creep grazing e creep feeding: importância e diferenças

Creep grazing e creep feeding: importância e diferenças

Compartilhe esta publicação

O creep grazing e o creep feeding é uma forma de oferecer uma dieta adequada aos bezerros. Esses dois modelos de alimentação, ajudam os animais a receber um alimento que não seja apenas o leite, sem que seja necessário tirá-los do campo visual das matrizes.

Isso porque ambos os modelos são montados no meio do pasto, para facilitar o contato visual das vacas com as crias.

Neste artigo conheça sobre o “Creep Grazing” e “Creep Feeding”, suas diferenças e a importância de cada um desses modelos. Então continue a leitura!

Afinal o que é creep feeding e creep grazing?

Ambos os sistemas trazem benefícios para a produção, conheça cada um deles e quais as diferenças

Creep Feeding

O creep feeding é um sistema utilizado para o ganho de peso dos bezerros utilizando o cocho privativo dentro de um cercado, do qual só o bezerro tem acesso. Onde se dá o reforço alimentar com uma ração concentrada e balanceada, enquanto o bezerro ainda esteja mamando.

Esse tipo de sistema, a cria não fica separada de sua mãe e visa o aumento do peso à desmama, bem como acostumá-lo com suplemento no cocho.

Por isso, tem se tornado interessante para os produtores, pois quanto mais peso o bezerro estiver no desmame, menor o tempo de abate, garantindo maior lucro.

Veja abaixo alguns dos benefícios do creep feeding:

  • Melhor condição corporal da matriz, permitindo que ela volte mais rápido ao cio
  • Aumento da taxa de prenhez e de ganho de peso dos bezerros, reduzindo a idade de abate e/ou a primeira prenhez
  • Fácil adaptação dos bezerros aos programas de confinamento
  • Lotes dos bezerros padrões
  • Diminuição do stress pós desmama
  • Bezerros menos dependentes da mãe para sua alimentação, diminuindo o número de mamada

Em alguns trabalhos científicos, o creep feeding reflete no ganho de peso vivo na desmama pode ser em média de 30 kg

Planilha de Gado

Creep grazing

O creep grazing, também conhecido como “creep verde”, é um sistema semelhante ao creep feeding, no entanto fornece aos bezerros em aleitamento forrageiras de melhor qualidade. Pastos mais nutritivos, irão fortalecer os animais, tornando-os mais nutritivos e imunes.

A escolha das espécies de leguminosa a serem utilizadas devem ser consideradas, a qualidade nutricional, a palatabilidade e a aceitação por parte dos animais e a adaptação e persistência na região. Entre as forrageiras mais indicadas para o consumo de bezerros estão:

  • Colonião
  • Coast-cross
  • Milheto
  • Estilosantes
  • Mineirão
  • Leucena

O creep grazing deve ser montado no meio do pasto, com entrada exclusiva aos pequenos animais, assim os animais não perdem o contato com as matrizes.

Outro benefício do sistema é que ele promove o controle da verminose, devido a presença do tanino e o quanto de proteína nas leguminosas. Além disso, melhora a taxa ovulatória das fêmeas em crescimento.

Alguns cuidados devem ser tomados como a área do creep deve ser dimensionada de forma que se tenha forragem a vontade sem competição entre os animais, e por isso deve ser considerado:

  • Forragem inicial disponível
  • Taxa de crescimento da pastagem
  • Consumo potencial dos cordeiros
  • Valor nutritivo da forragem

Além disso, o local deve ser de fácil acesso, e próximo dos dormitórios ou de caminhos habituais dos animais.

Dessa forma, cabe salientar que é necessário fazer uma análise do seu negócio, por isso busque por orientação profissional.

Qual o melhor sistema: Creep Feeding e Creep Grazing?

Em alguns trabalhos, avaliaram-se a influência da suplementação em creep feeding e creep grazing nas características da pastagem no desempenho de ovinos.

Observou-se que no creep grazing com forragem de qualidade, mostrou-se uma excelente opção como fonte de nutrientes, reduzindo os efeitos sazonais de variações da pastagem ofertada e o prejuízo ao desempenho animal.

Enfim, ambos os sistemas se mostraram uma excelente ferramenta durante o período de deficiência de forragem, entre os períodos da pastagem de verão e de inverno, evitando prejuízos ao desempenho animal e ao produtor.

O interessante desses dois modelos de alimentação é que os bezerros alimentam-se com outros alimentos que não seja leite e desmamados com peso mas elevados, sem a necessidade de sair da vista das matrizes, pois tanto o creep feeding como o creep grazing ficam meio do pasto.

E então gostou do conteúdo? A Tecbov lançou o sistema da GadoPRO para te ajudar na gestão eficiente do seu rebanho

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?