Como começar uma criação de gado em 2021
O início de uma criação de bovinos de corte, assim como qualquer outro empreendimento, é primordial realizar um plano de negócio, para que não haja dificuldades durante a fase de investimento. Com um planejamento de 5 anos, haverá uma visualização dos custos fixos e variáveis. Logo, poderá ocorrer a análise sobre o fluxo de caixa necessário e estimar os retornos que o investimento trará.
Como a bovinocultura de corte divide-se em três fases, cria, recria e engorda, o plano de negócio ajudará a visualizar qual das fases o futuro pecuarista possui mais afinidade. Também o pecuarista pode atuar com o ciclo completo, que compõe as três fases, iniciando na reprodução até a venda do gado para o frigorífico.
No cenário brasileiro, a maior parte dos bovinos com aptidão a corte, passam toda sua vida em pasto. Contudo, apenas uma pequena parcela termina-se em confinamento, abrindo mais uma oportunidade de negócio para análise pelo investidor.
Independente se a escolha for trabalhar somente com os bovinos em uma determinada fase, ou com o ciclo completo, a primeira coisa é necessário averiguação e cálculo é o local, região em que os animais serão criados.
Outras maneiras de início
A segunda escolha a se fazer, é sobre a alimentação de boa qualidade, lembrando que a água um alimento fundamental, então precisa ser no mínimo suficiente a quantidade de animais presentes na fazenda. Em caso de trabalhar com bovinos a pastos, é vital confirmar que o local escolhido possui uma boa pastagem. Se não, fazer a verificação do solo e analisar uma possível reforma da pastagem ou até mesmo a reconstrução total da pastagem.
Do mesmo modo, outro ponto com a mesma relevância, em fazendas que possuem a cria em particular, é como a reprodução será feita. Tendo opções de ter touros para monta natural, utilizar a IA (inseminação artificial) ou IATF (inseminação artificial em tempo fixo).
Por fim, após a decisão da alimentação e reprodução dos animais, é necessário decidir-se qual será o manejo utilizado para a estrutura presente na fazenda. Pontos importantes para lembrar são: os animais precisam de verificação periodicamente. Ou seja, é necessário recolher os animais em determinados períodos da vacinação deles, curados de alguma enfermidade, fazer a desmama ou separar em lotes para o envio a um confinamento ou frigorífico. Portanto, uma estrutura que permita o manejo animal e desmembrar o rebanho em lotes, é necessário para a segurança dos animais e dos trabalhadores envolvidos.
Finalização
Por último, segue a escolha da genética dos animais. Tendo a escolha de ter animais de raça pura ou cruzados, dependendo do produto final que pensa em entregar. Caso em uma fazenda de cria, os reprodutores inicialmente não sejam os melhores geneticamente, com manejo reprodutivo adequado é possível melhorar o rebanho, consequentemente, melhorando os produtos finais.
Então, para iniciar uma criação de gado lucrativa atualmente, é necessário desembolsarmos primeiramente o tempo. Para construção e discussão de um plano de negócio, que levará ao resultado de qual fase de bovino criará. Além disso, Alimentação ideal aos animais, manejo e estrutura para reprodução, alimentação, vacinação e medicação, causando menor estresse possível nos animais. E também a genética almejada para o rebanho, com a incessante busca de melhoria.