Fazer o controle do rebanho é uma forma do produtor/pecuarista manter a organização, seria o “olho do dono” na prática. O controle de animais é uma das mais importantes medidas da Gestão agropecuária e o controle de criação de animais.
Gestão Pecuária
Como a produção brasileira de carne ainda não atingiu seu potencial e pratica-se em sua maioria de forma extensiva e sem controle eficiente da gestão também aproveita muito pouco o potencia da propriedade, mesmo assim os produtores rurais de pecuária vivem em sua maioria satisfeitos com os resultados atuais, para melhorar as condições da produção e aproveitar ao máximo potencial das terras brasileiras a gestão adequada dos recurso é essencial.
Com o desenvolvimento tecnológico a gestão deixou de ser apenas caderno de anotações e surgiram programas de softwares, aplicativos e planilhas que auxiliam a controlar os insumos, mão de obra e produção de forma organizada e prática. São ferramentas que alcançam o produtor nos seus mais diferentes níveis de conhecimento.
Como é o funcionamento da Gestão
A gestão feita de forma organizada e com as ferramentas adequadas pode superar as expectativas do produtor com o aumento da produtividade. Além disso, redução de gastos e desperdício, diminuição de erros e maior satisfação.
A gestão automatizada pode ser feita por meio de planilhas ou de aplicativos, bem como fichas e relatórios digitais. O importante do processo é que o produtor tem controle daquilo que ele investiu. E também do que possui e em que estado se encontra e também dos prejuízos e as causas destes.
Tais dados são de extrema relevância na tomada de decisão para diminuir custos e aumentar lucros ao longo do tempo no manejo da fazenda. Um sistema de registro é então, capaz de possibilitar um melhor gerenciamento das atividades e, com isso, aumentar os índices de produtividade.
As planilhas são ferramentas de fácil manuseio e que é possível usar off-line sem a necessidade de manter uma rede de internet ou celular. Por meio destas é possível ter dados e informações como registros zootécnicos, sanitários e contábeis, com isso facilita a criação do Mapa do gado.
Mapa do gado “mapão”
O Mapa do gado ou “mapão” é uma ferramenta que agrupa as informações sobre o rebanho, reunindo principalmente a identificação individual do animal, o mês do nascimento ou data de ingresso na propriedade, o sexo do animal e aptidão, o sistema de criação e alimentação, o registro das movimentações, além do número de animais por categorias, onde é possível conhecer e identificar os animais em suas fases de desenvolvimento, com isso o produto tem noção de quantos animais ele pode dispor para comercialização em determinado período do ano.
No entanto tendo em vista que de maneira geral a maioria dos produtores não dispõe de números que apresenta consistência para usar como base quando se diz respeito aos parâmetros zootécnicos e econômicos do negócio criou-se o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina – Sisbov, dessa maneira os produtores podem encontrar meios de se adaptar à realidade do desenvolvimento tecnológico.
Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina – Sisbov
De acordo com a Embrapa, o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de origem bovina e bubalina – SISBOV é um sistema gerenciado pela secretaria de defesa agropecuária e criou-se para reunir um conjunto de ações medidas e procedimentos adotados para caracterizar a origem. Além disso, o estado sanitário, a produção e a produtividade da pecuária nacional e a segurança dos alimentos provenientes dessa exploração econômica.
Trata-se de um sistema de abrangência nacional que necessita da colaboração das unidades individuais de produção rural. Visto que o sistema se aplica às propriedades rurais de criação de bovinos e bubalinos, às indústrias frigoríficas que processam esses animais. Gerando produtos e subprodutos de origem animais e resíduos de valor econômico, e às entidades credenciadas pelo MAPA como certificadoras. Inclui-se também o Registro de Animais e propriedades – Conjunto de procedimentos utilizados para a caracterização dos bovinos, bubalinos e das propriedades rurais no interesse da certificação de origem. E também do controle do trânsito interno/externo, dos programas sanitários e dos sistemas produtivos.