O uso de leite em pó ou aleitamento artificial oferecido para os bezerros, possui características biológicas semelhante ao alimento natural. Além disso, pode ser uma boa estratégia para reduzir os custos na produção.
Esse tipo de produto é formulado com a finalidade de fornecer os componentes nutritivos para o crescimento do bezerro e estimular maior ingestão do concentrado iniciador.
Então veja sobre o aleitamento dos bezerros recém nascidos com o leite em pó. Então continue a leitura.
O aleitamento dos bezerros recém nascidos
O leite é a principal fonte de nutrientes para os bezerros, as proteínas presentes, seja no leite integral, natural ou em pó tem alto valor biológico e são bem aceitas pelos animais.
No manejo convencional, na fase da cria, os bezerros separados da mãe após nascerem e passam a receber apenas 10% da dieta líquida, por isso é comum encontrar bezerros depressivo e como crescimento lento.
No entanto, para tentar diminuir esses acontecimentos, os produtores passaram a aumenta a frequência e a quantidade de alimentação.
Como prática eficiente, é feito o controle da quantidade de leite e a substituição pelo leite em pó, aliado ao fornecimento de concentrados, para a redução dos custos com a alimentação.
Como fornecer leite em pó para os bezerros?
O uso do leite em pó deve seguir algumas normas como, por exemplo:
- Ofertar sempre no mesmo horário
- Em temperatura constante de 37 a 39° C
- Evitar variar o volume fornecido
- Manter a concentração dos sólidos totais
O fornecimento do leite em pó, pode ser feito através de:
- Mamadeira;
- Amamentador automático;
- Balde com ou sem bico;
- Amamentador coletivo.
Quais as características de um bom leite em pó?
A matéria prima de origem láctea produz o leite em pó. Ele é composto por:
- Maior parte da proteína é originada de derivados do leite, como por exemplo, as proteínas do leite desnatada, proteínas do solo, etc.
- Lactose como a principal fonte de energia. Sua quantidade é em média de 8 a 10% para que o crescimento dos tecidos corporais não prejudicado.
Utilizar a diluição recomendada pelo fabricante é de 12,5% de sólidos totais por litro, esse valor é calculado através do refratômetro.
- Esses sólidos totais são importantes pois auxiliam no desempenho dos bezerros
De maneira geral, a formulação adequada de leite em pó deve ter, por exemplo:
- Carboidratos, a lactose é a principal fonte de carboidratos e deve conter no mínimo de 36%.
- Proteínas (20-22%)
- Gorduras (10-25%)
- Vitaminas e mineiras (Vitamina A, D e E, Minerais: Ca e P)
- Aminoácidos (87-98%)
- Fibras, indica a presença de fontes vegetais
Todos os componentes utilizados devem ser capazes de ser degradado pelo bezerro. Por isso, é importante conferir os níveis nutricionais, o custo do produto diluído e se a empresa oferece uma boa assistência técnica.
No entanto, antes das três semanas de vida, os bezerros não apresentam enzimas intestinais capazes de digerir proteínas ou carboidratos de origem vegetal.
Adição de aditivos no leite em pó
No Brasil, são utilizados aditivos como anticoccidianos, probióticos e prébioticos para a saúde e manutenção do intestino e também para a prevenção de doenças.
Como pode ser avaliada a qualidade do leite em pó?
A qualidade pode ser avaliada de acordo com a coloração e textura do produto. Então para um produto de boa qualidade, ela deve apresentar uma coloração clara, ligeiramente amarelada e ter aglomerados ou partículas grosseiras.
Para testar, pode ser feito uma prova da diluição com água morna. Se o produto for bom, ele dissolverá rapidamente, sem formar pelotas ou partículas que sedimentam.
Quais os benefícios do seu uso?
O uso do aleitamento artificial, é uma forma de garantir que o bezerro irá receber uma dieta líquida de qualidade, independente do horário de alimentação. Além disso, permite manipular o teor de sólidos totais presentes na dieta líquida.
Quando usar o leite em pó? Quais os benefícios?
O uso do leite em pó é recomendado em situações em que não há leite limpo ou leite de descarte. Deve se considerar a análise de custo-benefício. Além disso, evita a propagação de doenças da vaca para o bezerro (via leite).
Conclusão
Enfim, o uso de leite em pó para amamentar os bezerros, é uma alternativa economicamente viável, pois fornece os mesmos nutrientes que o leite produzido pela vaca, no entanto mantém uma constância dos nutrientes, independente do momento.
E aí, você gostou do conteúdo? Já utilizou o leite em pó na sua propriedade? Então deixe o seu comentário sobre o produto e compartilhe em suas redes sociais.
Veja os posts relacionado com o conteúdo: