Quais cuidados devo com bezerro recém nascido?
O nascimento dos bezerros é uma das fases mais importantes da produção. Durante alguns meses são feitos investimentos para que se tenha bons manejos reprodutivos.
Quando as vacas que conseguem parir, no entanto perde o bezerro, tem um custo elevado em relação as vacas não prenhas, pois durante a gestação são feitos muitos manejos da manutenção da prenhez.
Seja como for, garantir os cuidados durante o nascimento e após leva a diminuição da taxa de mortalidade, e como consequência o aumento da lucratividade.
Assim, após o nascimento o bezerro é frágil e precisa de cuidados para garantir a sua sobrevivência durante a fase da cria.
E você sabe os sete principais cuidados que se deve ter com o bezerro após o nascimento? Veja no texto abaixo as práticas que se deve ter após o nascimento dos bezerros, com o intuito de se evitar a mortalidade.
07 Práticas que se deve ter com o bezerro ao nascer
1. Ingestão do colostro
Primeiro de tudo, é fundamental garantir que o bezerro recém nascido, nas primeiras 6 horas após o nascimento a ingestão do colostro.
O colostro é rico em imunoglobulinas que permite o bom desenvolvimento do sistema imunológico dos bezerros, para que o bezerro tenha seu sistema de defesa contra os microrganismos do ambiente.
Além disso essa substância possui nutrientes que contribuem para repor a hidratação e a energia do bezerro nas horas iniciais da sua vida.
Então, caso o animal não consiga ingerir o colostro seja pela rejeição ou morte da matriz, ele pode receber de outras fêmeas recém paridas, por isso é indicado que se faça a estocagem desse colostro por congelamento.
2. Cura do umbigo
A cura do umbigo garante uma taxa da mortalidade menor, pois quando há corte do umbigo, funciona como porta de entrada para patógenos e pode resultar em infecções umbilicais e até à morte dos animais.
Para uma boa higienização é indicado:
- O uso de materiais limpos e esterilizados
- Limpeza com solução de iodo, durante três dias
- Aplicação de produtos repelentes contra moscas para evitar a bicheiras
3. Descorna ou mocheação
Aos 45 dias de vida, é feito a eliminação dos chifres, geralmente animais puros ou mestiços de raças europeias.
Essa prática é feita para que não machuque os outros animais durante a disputa de territórios, pois esses machucados podem prejudicar na produtividade dos animais.
Ela ocorre de duas formas: com o ferro quente ou bastão de soda cáustica.
4. Protocolo sanitário
Em suma, os bezerros devem ser vermifugados e vacinados conforme o calendário sanitário da propriedade e também conforme a incidência de doenças na sua região.
Nesse sentido, as verminoses são responsáveis pela morte nos bezerros, sendo recomendado a vermifugação aos 2, 4 e 6 meses de idade.
Algumas vacinas são obrigatórias, como para:
- Brucelose, em fêmeas com 5 a 8 meses de idade
- Febre aftosa, todos os animais até 24 meses devem ser vacinados ente os meses de maio e novembro com reforço.
- Raiva, a partir dos 4 meses de idade com reforço anual.
Confira mais em: Vacinação de bovinos: Tudo que você precisa saber sobre!
Em seguida, outro caso que ocorre com bastante é a diarreia neonatal causada pelas bactérias presentes na ingestão de forragem, caso não seja tratada de imediato leva a perda de peso, na desidratação e na morte dos bezerros. Fique atento aos seguintes sinais como:
- Apatia;
- Fezes pastosas;
- Perda de apetite;
- Cauda erguida;
- Focinho seco;
- Emagrecimento rápido.
5. Infraestrutura
Ademais, o local onde os bezerros são criados também devem ser considerados. Antes do parto a vacas ficam em piquetes maternidade e devem permanecer no período neonatal.
O acesso a água também é importante em locais com sombreamento.
6. Alimentação balanceada
A alimentação também é fundamental nos cuidados após o nascimento do bezerro, pois deve receber uma alimentação balanceada com leites, feno, capim e alimentos concentrados.
Então, investir em alimentos de qualidade, garante que o rebanho esteja saudável e também evitará o aparecimento de algumas doenças.
7. Identificação e registro do animal
Em suma, é importante que o bezerro recém nascido sejam identificados e registrados, nos seus sistemas de controle, para se ter o acompanhamento do desempenho dos animais. Essa identificação é feita no momento da brincagem.
Confira: A importância do brinco bovino para controle no seu confinamento.
Por fim, com a identificação e a organização, facilidade que se tenha a gestão e controle e agregar valor aos bezerros através da rastreabilidade. O Tecbov pode te ajudar no controle eficiente do rebanho.
Sendo assim, o aplicativo permite que você registe as informações do seu rebanho, acompanhe a evolução do ganho de peso, o controle da sanidade dos animais e te auxilie a lembrar-se dos medicamentos, entre outros cuidados. Dessa forma, se você não tem essas práticas no dia a dia, inicie na próxima estação. A Tecbov pode te auxiliar, entre em contato conosco.