Boas práticas na estação de monta

boas-praticas-na-estacao-de-monta

Compartilhe esta publicação

Boas práticas na estação de monta

A fase da cria é uma das mais importantes de produção de gado de corte e a que requer uma atenção especial, pois é nesta fase que ocorre maior perda por falhas na reprodução ou por morte dos bezerros nascidos.

O período das águas e das secas impacta diretamente na disponibilidade e qualidade da forragem para implementação desse manejo.

Logo a fertilidade é a característica é o fator mais importante. Por exemplo, quando ocorre elevadas taxas de fertilidade há maior eficiência econômica de produção, proporcionando garantia de retorno dos investimentos feitos.

A estação de monta é a técnica de manejo que proporciona altas taxas de fertilidade das matrizes quando feita de forma estratégica. Essa técnica proporciona ao produtor um conhecimento do sistema de reprodução: Quais animais emprenharam? Será necessário o descarte de matrizes?

Veja mais informações sobre o sistema de monta no texto abaixo e quais são os objetivos da estação de monta:

Quais os objetivos?

A finalidade da estação de monta é aumentar a eficiência reprodutiva. Dessa forma consegue melhores índices de reprodução, pois os nutrientes necessários na fase de lactação são supridos.

Como começar uma estação de monta?

A primeira coisa a se fazer é analisar os fatores de clima da região, relacionando com as épocas do ano, e aos índices de prenhez das matrizes.


Outro fator a ser observado é a duração da estação de monta, que também se baseia nas características:

  • Ambientais
  • Natureza da exploração pecuária
  • Tamanho do empreendimento

A recomendação é de que o período de duração seja de 90 dias.  Conheça as principais vantagens de se ter uma Estação de Monta.


Vantagens da Estação de Monta

Quando se opta pela estação de monta, há vantagens importantes que o produtor deve avaliar:

Aumento da taxa de prenhez: Quando se estabelece um período para a reprodução pois as matrizes se encontram com melhores condições corporais, e ainda proporciona descanso aos reprodutores.

Melhor manejo do rebanho: Com a concentração dos nascimentos dos bezerros no mesmo período, todo o manejo fica mais fácil, formando lotes mais homogêneos para a venda. Veja alguns exemplos de cuidados para realizar:

  • Cuidado com os bezerros nascidos
  • Práticas de vacinações
  • Aplicação de vermífugo
  • Desmama
  • Entre outros
  • Não há necessidade de se reservar a forragem, pois consegue conciliar a estação de monta com o período de boa oferta de pastagem.
  • Como se consegue prever a reprodução, também há um planejamento do período de lactação e alimentação dos bezerros.
  • Rápida retomada para o ciclo reprodutivo.
Planilha de Gado

Principais cuidados na Estação de Monta

Para se conseguir um bom desempenho na Estação de monta, deve-se atentar há alguns cuidados como:

  • Atender as necessidades nutricionais das vacas, pois no período de lactação o animal ingere 70% dos nutrientes que seriam consumidos em um ano.
  • Garantir uma boa fertilidade dos touros, realizando o exame andrológico para a estação e nas fêmeas fazer a avaliação ginecológica.
  • Permite uma produção de bezerros com qualidade.

A IATF e a Estação de Monta

A IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é a tecnologia que pode ser aplicada durante a estação de monta, que proporciona a maior eficiência reprodutiva, produzindo um bezerro por vaca/ano. Veja o artigo que preparamos aqui sobre o Protocolo IATF em bovinos de corte: Como funciona?


Considerações Finais

Enfim, uma boa estratégia de estação de monta é concentrar as atividades reprodutivas da propriedade em um determinado período de tempo, de modo que a propriedade esteja preparada para tal estação.

A estação de monta é uma técnica no qual o reprodutor persiste no rebanho em acasalamento com as matrizes.

As fêmeas em reprodução são inseminadas artificialmente em um mesmo período do ano, fazendo com que um lote final mais homogêneo.

A época escolhida para estação de monta é o período de do início da estação chuvosa.

A adoção desse manejo resulta em diversos benefícios para a propriedade, pois com a concentração dos partos é possível ter um maior cuidado com o manejo dos bezerros e das matrizes.

Agora, nos conte como você aplica a estação de monta na sua propriedade? Obteve bons resultados? Portanto, a adoção desse manejo acarreta em diversos benefícios para a propriedade, sendo que, entre as vantagens dessa técnica estão a concentração dos partos e das atividades de manejo subsequentes, como fornecimento de concentrado, desmama, vermifugação, vacinação, castração, recria e engorda, e, dentre outros, contribui também para com a homogeneidade de lote dos animais, aumento da taxa de prenhez e a ocorrência da lactação durante o pasto em boa condição de pastagem. E, tendo em vista tudo que foi apresentado, fica claro que o estabelecimento da estação de monta, associado aos inúmeros aspectos que se sujeitam a ela, é essencial para eficiência produtiva do sistema.

Por fim, agora que você já sabe as Boas práticas na estação de monta, aproveite e continue navegando em nosso blog.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?