Sal proteínadoTudo que você precisa saber sobre o

Tudo que você precisa saber sobre o sal proteínado

Compartilhe esta publicação

Tudo que você precisa saber sobre o sal proteinado

O Sal Proteinado também é denominado de Misturas Múltiplas ou de Suplementos Proteinados.

É fundamental para a pecuária, por contribui para manter o peso e atingir as metas de lucratividade. Além disso, ele é capaz de evitar queda na produtividade. Por isso, o uso é necessário.

Qual o objetivo do sal proteinado?

É usar como estratégia para melhorar o aproveitamento de forragem seca e fibrosa disponível durante a estação seca. Ou seja, tem como objetivo fornecer nutrientes para as bactérias celulolíticas do rúmen, aumentando a sua população.

Essas bactérias são responsáveis pela digestão microbiana de fibras e em época de seca, sua população diminui. Dessa forma, uma maior população proporciona um ganho de peso de 200g por dia.

Quais os principais componentes do sal proteinado?

Os principais componentes do Sal Proteinado são: Cálcio, Cobalto, Enxofre, Ferro, Fósforo, Flúor, Magnésio e Potássio. Veja abaixo as principais funções dos nutrientes que compõe o sal proteinado.

Cálcio: É componente estrutural dos ossos e atua na contração musculas e na permeabilidade da membrana celular.

Fósforo: Também é um componente ósseo e formação de fosfolipídeos, está presente em vários tecidos do animal, principalmente nos tecidos ósseos, nervoso, muscular e sanguíneo.

Em geral, as pastagens possuem a carência de fósforo, pois a maior parte do mineral encontra-se nas sementes e folhas.

Além disso temos também:

Magnésio: Está envolvido no metabolismo dos carboidratos e lipídeos, atuando como catalisador.

Potássio: Tem papel importante na bomba de sódio e potássio e também na contração muscular.

Sódio: As forrageiras são pobres desses elementos, e precisam sem suplementados que atua na pressão osmótica e na bomba de sódio e potássio.

Enxofre: Quando há deficiência de enxofre, a síntese da proteína microbiana diminui, ocorre perda de peso, debilidade muscular, lacrimejamento e tontura. Também está presente nos principais aminoácidos: Metionina, cisteína e cistina.

Cobalto: Atua na síntese da vitamina B12, para o funcionamento de vários sistemas enzimáticos na utilização de energia.

Cobre: Está ligado na formação da hemoglobina e no funcionamento do sistema enzimático. Compõe a formação do tecido ósseo e conjuntivo do sistema imunológico.

Iodo: É necessário para a sínteses dos hormônios T4 e T3, pela glândula tireóide, regulando metabolismo energético, produzindo energia.

Ferro: Atua no transporte de oxigênio nas hemácias.

Manganês:  É fundamental para o funcionamento dos processos reprodutivos. Bem como, também para a manutenção da estrutura óssea normal e o funcionamento do sistema nervoso central.

Selênio: Está associado a enzima glutationa peroxidase, atua na eliminação de radicais livres dos processos metabólicos.

Zinco: Tem papel fundamental no metabolismo do ácido nucleico e de proteínas. Sendo necessário para a formação e funcionamento do sistema imunológico na primeira fase da vida do animal.

Planilha de Gado

Quais os tipos de Sal proteinado?

O Sal Proteinado é dividido em:

Sal Ureado

Foi o primeiro Suplemento Proteinado a ser utilizado pela pecuária nacional. Tem bons resultados, deve ser utilizado no período seco do ano e tem um custo menor que o Suplementos Proteinados Múltiplos

A ureia tem a função de manter o peso do animal com baixo custo.  Pode ser realizado em todas as épocas do ano, principalmente na seca, que é quando o solo fica pobre de nutrientes e a forrageira não possui todas os nutrientes necessários para manter a saúde do animal.

Então, a dosagem ideal do sal proteinado e ureia corresponde em cerca de um grama por quilo vivo do animal de sal proteinado e a ureia é acrescentada em uma proporção de 12% na mistura.

 Agora, para suplementar com sal ureado, deve se ter alguns cuidados como:

  • Não sirva para bovinos famintos, pois pode causar algum tipo de intoxicação;
  • O cocho precisa ficar coberto, pois quando em contato com a água se torna tóxica;
  • Nunca use ureia agrícola, apenas a pecuária, pois pode causar intoxicação.

Sal Proteinado Seca

É um sal que apresenta alto teor de proteína, em sua composição há uma fonte de proteína verdadeira e o NNP. Além disso, sua principal função é induzir o consumo de forragens e reduzir o déficit proteico.

Sal Proteinado Chuvas

Dessa forma, é um suplemento proteinado com alto teor de energia em sua composição, tem como função otimizar o uso das pastagens durante o período chuvoso potencializando o ganho de peso dos animais nesta época do ano.

Qual a recomendação do Sal proteinado?

A quantidade de sal proteinado recomendado é de 1 grama de peso vivo do animal por dia.

Por fim, gostou do texto? A Gado Pro da Tecbov é um sistema de gerenciamento eficiente do rebanho que auxilia no acompanhamento de forma simples a evolução do ganho de peso.

Sendo assim, para mais informações, entre em contato conosco pelo nosso suporte.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?