Quais os principais indicadores a serem acompanhados e utilizados na gestão do gado de corte?

quais-os-principais-indicadores-a-serem-acompanhados-e-utilizados-na-gestao-do-gado-de-corte

Compartilhe esta publicação

Quais os principais indicadores a serem acompanhados e utilizados na gestão do gado de corte?

O pecuarista deve ter um bom planejamento e conhecer os melhores indicadores para ter um negócio rentável e não lidar com imprevistos. O conhecimento de gestão e da parte administrativa são necessários para conseguir avaliar melhor os resultados.  Ter essas informações faz aumentar a renda dos produtores. E ainda perceber os gargalos, fazer um histórico comparativo e auxiliar na utilização de novas tecnologias com foco na rentabilidade.  

Dessa forma, ter objetivos e metas bem delineadas são fundamentais no sucesso do negócio com o gado de corte. O pecuarista precisa de um diagnóstico completo de todos os recursos que envolvem a fazenda e a produção. A coleta de informações e dados auxiliam nesse processo. O que beneficia na gestão e ajuda na modificação de estratégias para o futuro das ações da produção. Por meio dos indicadores, é possível ter um diagnóstico de toda a produção. Trazendo maneiras de planejar e organizar cada detalhe do negócio.

Também chamado de Índices Zootécnicos, eles são fundamentais no controle do rebanho e de todo o processo da fazenda. Os índices então, podem auxiliar na comparação de dados e possibilitar ganhos econômicos. E além disso, entender o desempenho e desenvolvimento do negócio e perceber os pontos críticos para melhorar.

Outros indicadores fundamentais na gestão de gado de corte

Outro indicador importante é ter uma gestão dos custos da fazenda. Por exemplo, ter o valor gasto com a nutrição dos animais e o custo diário com o confinamento, o que seria a manutenção por dia por cada gado. Também é necessário saber o valor real por hectare, o preço real dividido e o índice de resultado pelo valor de rebanho. O que equivale dessa forma, ao ganho percentual por determinado rebanho. Nesse processo, engloba o ganho médio por dia de toda a produção, o lucro dos hectares anualmente e a produção de arrobas por hectares a cada ano.

Outro índice fundamental para o conhecimento do pecuarista, é ter uma ideia do desembolso por cabeça mensalmente. Além disso, saber o valor do patrimônio, quanto custa a terra, do rebanho de forma geral e de toda a propriedade também são informações de suma importância para o sucesso.

Além disso, é necessário ter conhecimento das taxas, o intervalo entre os partos, como de desmame, de reposição, taxa de descarte, Idade de Venda dos Machos (Boi Gordo), desfrute e de natalidade. Um índice que deve ter atenção é o de Mortalidade Geral. Que auxilia portanto, na identificação de questões sanitárias. Entre as causas de mortalidade de um bovino destacam-se  furto, castração, rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), tristeza parasitária bovina (TPB), intoxicação causas indefinidas e intoxicação. Por meio desses dados, o pecuarista consegue avaliar melhor as perdas para evitar repetições futuras. 

Por fim, agora que você entendeu ” Quais os principais indicadores a serem acompanhados e utilizados na gestão do gado de corte?” aproveite também para conhecer nosso sistema de gestão de bovinos.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?