Planilha inseminação artificial em bovinos
A inseminação artificial (IA) inicia-se a partir de uma seleção de animais que apresentam características desejada pelo produtor, o sêmen é coletado e introduzido artificialmente no sistema reprodutivo da fêmea com a finalidade de fecundá-la, é um grande impulso para o mercado de bovinos, e tem forte impacto na qualidade e na valorização do rebanho.
O emprego da IA melhorou a facilidade de emprenhar uma, sem a necessidade de mobilizar os animais, e condições sanitárias do rebanho adequada. Pois dessa forma, evita o contato físico dos animais, limitando a propagação de doenças. Também apresentam outras vantagens como: o melhoramento genético, pois com a seleção do sêmen é possível escolher quais características escolher para o seu rebanho; maior aproveitamento dos animais, com maior número de filhos; prevenção de doenças e problemas durante o parto; possibilidade de cruzamento de diferentes raças, rebanhos mais padronizados; e controle zootécnico mais eficiente.
Limitações sem uso de mão de obra especializada
Todavia, também apresenta limitações quando não há uso de mão de obra especializada ou má aplicação da técnica, e a detecção do cio da vaca, pois a inseminação só deve ser feita quando a fêmea estiver receptiva para a copulação, esses são os principais gargalos do agronegócio e boa parte pode ser resolvida com um bom gerenciamento do sistema.
Com a intensificação da zootecnia de precisão, um sistema de gestão dispõe dados coletados durante o sistema de reprodução. Dessa forma é possível controlar o processo de fecundação das matrizes do rebanho, por meio da inseminação artificial, registrando a data de inseminação. O sêmen utilizado, o nome do inseminador, entre outras características que auxiliam a assistência médico veterinária durante o acompanhamento do processo de forma que permita avalia a eficiência da técnica. Esse controle deve executar-se diariamente, durante o período em que o processo implementar-se.
Agora então, baixe a Planilha inseminação artificial em bovinos:
Aproveite também para conhecer o sistema da Tecbov.