Prevenção de Problemas no Casco
O pecuarista tem como necessidade estar bem atento aos problemas originados no casco. Pois é o agente responsável pelo maior prejuízo de produtividade, inclusive pela perda do próprio animal. Prevenir os descuidos com o casco também traz bem-estar para o animal e evita doenças.
Um primeiro diagnóstico na prevenção de problemas no casco é observar os animais, periodicamente, e perceber o mais cedo possível as alterações e incômodos na locomoção. É importante analisar como estão andando, pois, eles podem se machucar com terrenos irregulares e com pedras, cascalho ou qualquer coisa que seja prejudicial para o bem-estar do rebanho.
O pecuarista precisa separar aqueles animais doentes em relação aos saudáveis, pois os efêmeros podem contagiar os sadios. Oferecer uma boa qualidade de vida também é outra prevenção, contudo, com uma nutrição balanceada, um ambiente aromatizado e confortável para o bem-estar, como exemplo, pisos limpos, áreas com bastante verde e frescas.
Em relação às vacas de ordenha e confinamento, é preciso estar atento para a retirada das fezes quantas vezes for necessário. Esse processo evita acumular sujeiras, bactérias e umidade. Além de remover os dejetos e objetos indesejados, uma dica é recolher toda a lama em volta dos bebedouros e cachos. Essa limpeza também evita o acúmulo de umidade e sujeita.
Um ponto importante é colocar cal virgem nos locais com maior concentração e realizar também o casqueamento periódico nos animais para ordenha. Outra opção viável, é ter um lavapé e um pedilúvio, assim é importante levar o animal periodicamente para o curral. Seguindo essas dicas, é possível ver uma mudança significativa na produtividade e no bem-estar do animal.
Agora que você já conhece a “Prevenção de Problemas no Casco”, aproveite para conhecer outros assuntos em nosso blog.