Principais Instalações da Pecuária Leiteira
Um curral simples e eficiente é uma excelente alternativa para os produtores de leite. E apresentar acima de tudo as seguintes características: ser viável economicamente; fornecer um ambiente confortável para os animais; integrar os sistemas de ordenha, alimentação e descanso; ofertar condições adequadas de trabalho para os funcionários e cumprir os regulamentos ambientais e sanitários propostos pelas Instituições.
Conheça um pouco mais sobre as instalações de um Sistema de Produção de leite:
ESTÁBULO
Primordialmente, o estábulo deve permitir um conforto térmico. Evitando desse modo, o predomínio das altas temperaturas e tem que atender as condições mínimas do sistema de produção, deve possuir os seguintes componentes:
Curral de espera
É onde ocorre a recepção dos animais vindos da pastagem e permanece nesse local até a ordenha. O local então, precisa ser arejado e não deve acumular lama e dejetos para reduzir a atração de moscas e demais insetos.
Sala de Ordenha
Deve planejar-se de acordo com: o tamanho do rebanho, a produtividade, o nível de mecanização e o número de ordenhadores, podendo a ordenha ser manual ou mecânica.
O ideal é que as salas não tenham paredes laterais, para aumentar a ventilação natural e mais praticidade para efetuar a limpeza após cada ordenha.
Sala de leite
Para facilitar o transporte do leite para o tanque de expansão ou resfriados, a sala deve ficar junto à sala de ordenha. Ao término de cada ordenha individual, o leite é então, trazido para essa sala e colocado, em tambor próprio, para condicionamento.
Deve ter espaço para abrigar os equipamentos e utensílios de refrigeração do leite, pia e para limpeza dos equipamentos de ordenha. E construídas em alvenaria, e ser providos de balcão, pia e fonte de água e as paredes devem ser azulejadas.
Currais de alimentação
Compartimento destinado as vacas já ordenhadas e que suplementarão com alimento volumoso ou com mistura concentrada. Parte desse curral deve ser coberto para evitar contudo, que o ambiente fique úmido e que também proteja do som em horários mais quentes.
Bezerreiro
Normalmente ficam junto dos estábulos e das salas de ordenha. Sobretudo, tanto o cocho de alimentação como o bebedouro devem ficar, preferencialmente, do lado externo do bezerreiro, para evitar contaminação do alimento ou da água.
Brete para manejo sanitário
Em outras palavras, permite o embarque e o desembarque de animais, com segurança. É uma instalação imprescindível no manejo do gado, facilitando a pulverização, marcação, vacinação e outras atividades dependentes da contenção dos animais.
Baias para touros
Em sistemas em que não se utiliza a inseminação artificial, pode se manter um ou mais touros na propriedade. Quando se tornam agressivos, há necessidade de mantê-los presos, por isso as baias devem ser planejadas de forma que seja possível manejá-los adequadamente. O piquete de exercício adjacente à baia é imprescindível para a saúde dos touros.
Mesmo com tantos benefícios das instalações, existem produtores que acreditam que seria um alto investimento com baixo retorno. Em contrapartida disso, as instalações quando adequadas, tem um grande impacto na saúde animal a longo prazo, além de apresentar um aumento na qualidade e produtividade do leite.
Agora que você conheceu as “Principais Instalações da Pecuária Leiteira” aproveite então para conhecer nosso blog e também ver nosso sistema de gestão de bovinos, o TECBOV.