Os 10 principais índices zootécnicos

os-10-principais-indices-zootecnicos

Compartilhe esta publicação

Os 10 principais índices zootécnicos

          O Alcance de altos desempenhos é o que todo pecuarista almeja. Os índices zootécnicos correspondem a dados produtivos, quantitativos e qualitativos quanto ao desempenho da produção, sendo importantes então na tomada de decisão para os produtores e estipular metas a curto, médio e longo prazo. Quais os Índices Zootécnicos mais observados e como medi-los?  Confira os dez principais Índices abaixo:

        1) Índice de Natalidade (IN)

          Determina quantos bezerros a vaca produz ao longo de sua vida útil. É então, dado pela porcentagem do número de bezerros nascidos em relação ao numero de vacas cobertas ou inseminadas.

        2) Intervalo Entre Partos (IEP)

          É o período médio entre partos de uma matriz relacionado com a quantidade de bezerros produzidos ao longo da vida. É um importante parâmetro quando se trata de produção de bezerros. Cabe salientar que um IEP médio corresponde a 12 meses, pois o período de gestação dura em torno de 9 meses.

        3) Índice de Mortalidade Geral

          Corresponde a proporção de animais que morreram em relação ao número total de animais em determinado período, podendo ser dividida por idade ou sexo. É um índice importante na identificação de problemas sanitários.

        4) Idade de Abate

          Está ligado ao ganho de peso, quando maior o peso, em menor tempo, melhor para o produtor, pois aumentará o numero de animais comercializados em determinado período.

        5) Rendimento de Carcaça

          Em seguida temos o rendimento. Que está relacionado com o peso vivo do animal a ser abatido e a porcentagem do peso da carcaça. A carcaça é composta pela porção muscular, dos ossos e da gordura.

        6) Taxa de Lotação ou Produção

          Corresponde ao número de unidades animais (UA) por área ocupada.

Planilha de Gado

        7) Índice De Fertilidade (IF)

          É a relação do número de fêmeas em cobertura que ficaram em estado de prenhes em determinado período de exposição reprodutiva, dado em porcentagem:

          Para um bom índice de fertilidade o mesmo deve ser igual ou maior que 80%.

        8) Taxa de Desmame (TD)

          Representa o total de bezerros desmamados em relação a vacas em reprodução em um determinado período.

          É um dado importante, pois demonstra toda a atividade do sistema de cria, e está relacionado com os índices de fertilidade e natalidade.

        9) Período de Lactação (PL)

          Em seguida temos o ciclo de lactação de uma vaca, inicia-se no dia do nascimento do bezerro e dura em média 305 dias. O período de lactação corresponde ao tempo em que a fêmea é capaz de produzir leite.

        10) Taxas de Detecção de Cio (TDC)

É a relação que se baseia na proporção entre cios detectados e número de cios que poderiam ter ocorrido.

Existem outros índices zootécnicos que são fundamentais e também nos auxiliam no dia a dia, ligados diretamente a rentabilidade e têm influência direta na produção e também nos lucros.

Agora que você já conheceu “Os 10 principais índices zootécnicos”, conheça também nossos outros blog.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?