A papeira em bovinos consiste no aumento do volume da tireoide, e é muito comum em animais recém-nascidos ou até em natimortos. Ela é causada por deficiência de iodo na dieta das vacas e a forma de evitar que isso ocorra é adicionar na dieta o sal iodado ou adicionar o iodo nas misturas minerais ou injeções de suspensão oleosa de iodo.
Veja abaixo o que é papeira em bovinos e como evitá-las no seu rebanho. Então, confira!
Quais as funções do iodo?
O iodo participa na síntese dos hormônios da tireóide. Esses por suas vez atuam na termorregulação, no metabolismo intermediário, crescimento, circulação, desenvolvimento e função muscular. Além disso, também são responsáveis pelo crescimento físico e mental, influenciam no funcionamento neuromuscular, no desenvolvimento dos tegumentos, como pêlo e pele e influenciam no metabolismo de nutrientes, vários minerais e da água.
O requerimento de iodo depende da fase do animais, por exemplo, animais em lactação são mais exigentes de iodo porque 10% é secretado no leite e tende a aumentar com o aumento da produção de leite. Além disso, a quantidade também é influenciada pelo clima e ambiente, por exemplo em épocas mais quentes, a taxa de secreção é menor em relação a épocas mais frias.
Enfim, a glândula tireoide tem grande capacidade de se adaptar a dietas deficientes em iodo, pois tem a capacidade de aumentar a captação de iodo na circulação, quando há falta de iodo, o mesmo acontece quando a dieta não tem a quantidade de iodo suficiente. Veja abaixo o que acontece quando há ausência de iodo na dieta do bovino.
O que é papeira em bovinos?
A papeira, também conhecida como bócio, consiste em um aumento da glândula tireóide do animal devido a uma inflamação, que acontece quando o corpo tenta produzir hormônios sem a presença de iodo, presente em plantas, silagem à base de soja, pela deficiência de selênio, ou elevado nível de cálcio na dieta, que diminui a absorção de iodo no intestino. Animais que apresentam bócio simples costumam apresentar queda na troca de energia e liberação de calor, por isso é importante se atentar aos sinais clínicos.
Vacas gestantes com deficiência em iodo, pode ocasionar bócio congênito, ou seja os bezerros nascem com aumento de volume da glândula tireóide. Animais com bócio congênito podem apresentar:
- anorexia
- mixedema
- intolerância ao frio
- crescimento deficiente,
- pele espessa com áreas de alopecia, hiperpigmentação e pelos quebradiços.
Em animais adultos, os efeitos são menores, muitas vezes subclínicos. Os sinais estão relacionados à reprodução, como por exemplo:
- diminuição da libido em machos
- queda na qualidade do sêmen
- abortamento
- parto distócicos
- queda da produção de leite
O desenvolvimento fetal em animais com papeira, pode ser interrompido em qualquer estágio, resultando na morte, abortos, nascimento de animais fracos, e também associado ao aumento do tempode gestação e retenção placentária.
O excesso de iodo também pode ser causa de papeira em bovinos, isso porque interfere na síntese de secreção. Os sinais característicos de excesso de iodo são: redução do apetite, apatia, descamação da pele, tosse seca e lacrimejamento.
Então para que não haja manifestação de papeira devido ao excesso de iodo é necessário que haja a administração de doses diárias de iodo prevista de acordo com a espécie e categoria do animal.
Quais os sinais clínicos de papeira em bovinos?
A papeira bovina além de causar aumento da tireóide, também causa outros sinais clínicos como:
- Fraqueza
- Natimortos
- Animais debilitados
- Bezerros nascidos sem pelos
- Atraso no crescimento e maturidade
- Cios irregulares ou ausentes
Então, para diagnosticar é analisada a presença de bócio, ou em casos menos severos é possível identificar alguns tipos de deficiências, como a verificação do peso, o nível sanguíneo de tiroxina.
Quais as consequências da papeira em bovinos?
A papeira também acarreta algumas consequências para o rebanho como: queda na produção de leite, redução ou supressão do estro, incidência na retenção de placenta e até mesmo o nascimento de bezerros mortos ou cegos e sem pelos.
Como prevenir papeira em bovinos?
A alimentação é o principal aliado para evitar a papeira em bovinos, por isso são recomendados doses suplementares do mineral, encontrados no sal iodado.
Cabe salientar que a suplementação evita também outras patologias, afetando o sistema imune, reduzindo a formação de anticorpos.
Enfim, se esse conteúdo foi útil, compartilhe em suas redes sociais!