Vacina Aftosa: quando aplicar,  e qual o valor da multa por não vacinar?

Compartilhe esta publicação

Veja neste artigo quando aplicar a vacina aftosa e qual o valor da multa por não vacinar!

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus altamente contagioso que tem um grande impacto econômico e ataca principalmente os animais bovinos, suínos, caprinos, ovinos e entre outros animais.

Esse vírus pode facilmente atravessar fronteiras por meio de transporte de animais infectados e da importação de produtos de origem animal. Por isso é uma enfermidade que pode ser considerada a principal barreira de exportação do país, o que reduz bastante o giro da atividade pecuária.

Pode ser facilmente encontrado em secreções e excreções dos animais infectados e podem ser transmitidos pelas vias diretas, ou seja, contato entre animais, aerossóis, secreções e excreções, sangue e sêmen. Ou também via indireta, através da água, alimentos, equipamentos, trânsito de pessoas, materiais, veículos e vestuários que estejam contaminados e que entram em contato com o organismo através da inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosa.

Os principais sinais são: formação de vesículas no focinho, língua, boca, cavidade oral, cascos e dedos. Outros sinais frequentes encontrados nos animais são: febre, depressão, perda de apetite, perda de peso e queda na produção (carne ou leite).  

Devido aos grandes prejuízos econômicos, a melhor prevenção é a vacinação dos animais. Então, confira a seguir quando aplicar a vacina aftosa e qual o valor da multa por não aplicar ponto acompanha.

Quando aplicar a vacina aftosa?

A vacinação aftosa é a principal forma de prevenção da doença. Os períodos de vacinação contra a febre aftosa são definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com base os critérios definidos com o serviço veterinário estadual e as instituições que representam os produtores rurais de cada Estado 

Por isso, antes de aplicar a vacina aftosa consulte o calendário de vacinação do Órgão Executor de defesa sanitária animal da sua região.

Os produtores rurais que não realizam a vacina e não enviam comprovante até a data estipulada pelo Estado podem levar uma multa sendo cobrada em unidades fiscais por animal.

Alguns estados multam a falta de vacina em 5 unidades fiscais e a falta de declaração em até três unidades. No entanto, essa multa pode chegar até 27 unidades fiscais por animal não vacinado e cinco pelo atraso da declaração. Além disso, o órgão fiscal pode bloquear o trânsito de animais na propriedade.

O valor de cada unidade fiscal varia conforme o estado, por exemplo no Estado de São Paulo é de 34,26 para o ano de 2023 

Planilha de Gado

Como comprovar se a vacina aftosa foi aplicada?

Para comprovar a vacinação, todo produtor rural deve preencher uma declaração de vacina contra a febre aftosa e atualização do rebanho, e apresentar ao Órgão responsável pela fiscalização sanitária. Para saber mais sobre essa declaração e como realizá-la procure ajuda da instituição responsável no seu estado. 

Quais  os cuidados e orientações em relação a vacinação dos animais?

 Antes de aplicar as vacinas no seu rebanho, veja abaixo alguns cuidados que você deve ter durante a vacinação:

  •  Adquira vacinas em lojas cadastradas  pelo órgão de fiscalização sanitária;
  •  Verifique também se as vacinas estão na temperatura ideal entre 2° e 8° C;
  •  Durante o transporte use uma caixa térmica e coloque três partes de gelo para uma de vacina e lacre bem a caixa;
  •  Mantenha sempre a vacina no gelo até o momento da vacinação;
  •  Escolha os horários mais frescos do dia para vacinar, e lembre-se de vacinar somente bovinos;
  •  Durante a vacinação, mantenha a seringas e as vacinas dentro da caixa térmica e sempre utilize agulhas novas adequadas e esterilizadas;
  • Para uma boa vacinação, sempre troque a agulha a cada 10 animais vacinados, lave a seringa e as agulhas antes e depois da vacinação e se possível ferva e guarde-as sempre limpas e secas;
  • Agite o frasco com o líquido da vacina antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais;
  • O local correto de aplicação é a tábua do pescoço, que pode ser no músculo ou até mesmo embaixo da pele, dê  preferência a aplicação embaixo da pele (via subcutânea) para evitar reações indesejadas no local da aplicação. Além disso, aplique a vacinação sempre com calma e tranquilidade. 

Conte com a Tecbov para auxiliar no controle da vacinação e no lembrete de medicação do seu rebanho!

Com a plataforma da Tecbov você terá acesso aos dados animais de forma automatizada, e o controle no calendário de vacinação. Assim fica mais fácil de planejar a aplicação das vacinas em cada animal na idade correta e na época de cada. Acesse o nosso site e saiba mais sobre como gerenciar de forma eficiente o seu rebanho 

Enfim a vacina aftosa é fundamental para prevenir a doença e não cumprir com o calendário de vacinação pode acarretar em prejuízos econômicos. Se esse conteúdo foi útil, compartilhe em suas redes sociais 

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?