5 fatores que fazem você perder dinheiro na pecuária

Compartilhe esta publicação

O que faz você perder dinheiro na pecuária? A pecuária é composta de vários fatores que fazem toda diferença no resultado final, ou seja ele tem consequência direta no lucro. 

Por isso fique atento a alguns detalhes que muitas vezes passam pelos olhos do produtor. Confira alguns fatores que podem causar prejuízo na pecuária. Então, acompanhe a leitura!

1. Errar nas dimensões do cocho pode fazer você perder dinheiro na pecuária

Não basta ter um cocho abastecido, eles precisam ter uma estrutura adequada e não apenas uma manutenção frequente. Todos os bovinos precisam ter acesso ao cocho ao mesmo tempo, por isso eles precisam acompanhar a proporção de cabeça de gado. 

A recomendação é de seis sentimentos lineares por cabeça de gado. Ou seja, não há um tamanho de cocho padrão e é sempre importante fazer adaptações sempre que adquirir novos bovinos. Já a altura ideal é de 70 centímetros para adultos e 40 centímetros para bezerros.

Outro ponto importante é planejar para o abastecimento, precisa ter horários estipulados.  Em dias mais quentes, o bovino tende a consumir menos sal e ração, em pastos onde não há sombra.

2.Uso do sal incorreto para a seca ou águas

Há pelo menos três tipos de sal para gado que são: sal mineral, sal proteinado e sal protéico energético, e cada um serve para uma determinada  época.

  • Sal mineral, indicado para o período das águas pois é neste período que faltam minerais no pasto e por isso é essencial repor no cocho para um bom desempenho da saúde dos animais.
  • Sal proteinado é recomendado para a seca, devido a escassez de pasto neste período para o ganho de peso. As proteínas são muito importantes para a dieta dos bovinos. 
  • Sal proteico energético,  é utilizado para potencializar a engorda e o consumo de forrageira. 

3. Pastejo Contínuo feito sem a devida atenção

O pastejo contínuo consiste quando o gado passa longos períodos no pasto. Para esse tipo de pastejo, a forragem precisa de qualidade com o índice de proteína adequado. No entanto, também é fundamental realizar a manutenção, com adubação e limpeza nos cronogramas adequados. 

Além disso, preste atenção no momento de entrada e saída do gado, pois a altura da pastagem determina a recuperação para o consumo . 

Planilha de Gado

4. Uso de água de má qualidade para consumo fazem você perder dinheiro na pecuária

A água é fundamental para a produtividade do rebanho. O animal quando está com sede e não encontra água potável disponível, ele busca por outras fontes, como poças contaminadas. 

Quando o  gado consome água inapropriada, pode resultar em problemas de saúde como intoxicação. Em qualquer sintoma como diarreia e perda de peso, busque ajuda de um profissional.

Além disso, adequa-se o tamanho dos bebedouros, com no mínimo 5 centímetro por cabeça, para que nenhum animal deixe de consumir a água. 

Outro  ponto fundamental é a limpeza, que precisa estar dentro do planejamento da rotina. Verifique se a água está com folhas ou impurezas que podem causar prejuízos. Coloque também fios no meio do bebedouro para evitar que o animal atravesse ou pule e contamine a água por fezes ou urina.  

Uma forma de identificar as sujeiras da água é instalar pastilhas de cores claras  no  fundo do bebedouro, e assim facilitar a visualização da sujeira acumulada e ainda economizar o tempo de limpeza que pode ser feita com uma escova e um pano.

5.  Não utilizar aditivos 

Os aditivos ajudam a dar uma força extra na pecuária, aumentando a qualidade do produto e um bom rendimento de carcaça. Também ajuda a evitar doenças comuns na fase da terminação em fazendas que a alimentação é baseada nos grãos. 

Além disso, algumas características como a maciez, sabor e camada de gordura da carne são fundamentais na comercialização do produto final. No entanto, tendo chances do mesmo ser disputado no mercado por atender as preferências dos consumidores mais exigentes. 

Aditivos como a virginiamicina  podem ser oferecido de forma direta no cocho. Esse aditivo proporciona ao gado de corte, como por exemplo:

  • Maior produção de hectare por ano
  • Proteção contra timpanismo e acidose ruminal
  • Recuperação rápida das matrizes no pós parto.
  • Previne problemas que impactam a gestação como retenção de placenta e distocia bovina
  • Ganho extra na fase da recria
  • Reduz o tempo de abate
  • Melhor aproveitamento dos nutrientes 

Enfim, quando corrigidos todos esses fatores, a produtividade e o desempenho da fazenda aumentam. Então, se você gostou dessas dicas, compartilhe em suas redes sociais!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?