O curral Bud Box tem como objetivo proporcionar um manejo mais adequado para o projeto, garantindo que o animal se mova de forma mais eficiente e com baixo estresse, diminuindo os riscos de lesões e acidentes de manejo, facilitando o fluxo do trabalho.
Veja abaixo tudo que você precisa saber sobre o Curral Bud BOX. Acompanhe!
O que é Curral Bud BOX?
É uma instalação que veio para substituir a seringa, recepcionando os animais e conduzindo ao brete. Além disso, o curral possui um formato retangular, a instalação adapta-se até em currais prontos.
Então, veja abaixo como funciona o manejo do curral Bud BOX.
Como funciona o Curral Bud BOX?
O manejo correto do curral deve ser feito levando o animal para um “pré Bud BOX” que tem um formato retangular e separam-se por uma porteira.
Como o animal anda em linha reta, a passagem de um compartimento para o outro fica muito mais fácil. Quando dentro do curral, a porteira é fechada.
Quando dentro do curral é fundamental observar o comportamento animal. Pois os bovinos tendem a ir e voltar sempre pelo mesmo caminho, percorrendo toda a extensão da estrutura.
Como não há saída, eles veem como acesso a entrada do tronco facilitando o manejo.
O vaqueiro se posiciona na lateral da entrada para que consiga ver todo o rebanho e exercendo pressão para que eles passem a entrar no tronco. Caso algum animal fique para trás e relute para entrar, o vaqueiro deve recuar e recomeçar o trabalho com a mesma postura.
Além disso, esse tipo de manejo não utiliza nenhum tipo de ferramenta e é local de fluxo contínuo por isso precisa ser abastecido com frequência.
Outro detalhe importante é a porteira, o modelo original é todo fechado, sem vãos livres, no entanto no Brasil elas são confeccionadas com madeira e para não dificultar a operação é recomendado que se faça com vãos livres.
Outra recomendação é instalar tanto no pré como no curral Bud BOX um compartimento de escape, para que o responsável pelo manejo possa sair e ajudar na condução.
Stop Back
Um dos mecanismos presentes no curral Bud BOX é o stop back ou mecanismo anti-ré que é um tipo de grade feita de ferro, bastante estreita e comprida, com formato de prancha vazada fixada em um suporte metálico disposto sobre o tronco coletivo.
É bastante semelhante a uma gangorra, mas que seu movimento tende a pender apenas para um lado.
Ele funciona da seguinte forma: o boi entra no brete, empurra com a cabeça, após a passagem do animal, o equipamento volta à posição original. No entanto, caso o animal tente recuar, o dispositivo trava.
Entre as vantagens desse mecanismo é que não há a necessidade de ter um colaborador para controlar a entrada no tronco.
Quais as vantagens do Curral?
O Curral Bud BOX apresenta várias vantagens para o dia a dia:
Melhora o fluxo e o manejo do gado no curral
como facilitar o manejo e melhorar o fluxo do gado no curral, isso porque quando os animais estão lado a lado, ele se sentem mais confiantes para a sua locomoção
Menos lesões e contusões nos animais no curral Bud BOX
Outra vantagem é a redução dos índices de contusão nas carcaças, pois onde acontece maior número de lesões desses animais é no afunilamento da seringa e na porta do tronco de contenção, quando os animais se aglomeram para entrar. Isso porque, o curral oferece duas portas de acesso ao brete.
Maior quantidade de animais manejados
Esse tipo de curral também permite ter o dobro de animais à espera para ser manejados no tronco de contenção, trazendo maior agilidade.
Enfim, o curral Bud BOX é um tipo de instalação que permite um maior fluxo de animais, reduzindo os riscos de lesões pois não há uso de ferramentas.
E se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!