A raça Tabapuã o zebu brasileiro é de origem brasileira do cruzamento entre gado mocho e animais de origem indiana. Foi na década de 40, no município de Tabapuã(SP) que a raça assumiu as características que penduram até hoje. Os animais dessa raça é de grande porte. Sua pelagem é de coloração cinza ou branca, com variações de tonalidade. Os pelos são finos, curtos e sedosos. A pela é preta, fina, oleosa e flexível. A característica desse animal é não ter a presença de cifres. Apresenta um alto índice de fertilidade, onde:
entre os 14 e 16 meses atingem 25%
entre os 16 e 18 meses atingem 50%
Entre os 18 e 20 meses atingem mais de 60%
Essas raças apresentam uma boa produção de leite, faz com que os bezerros da raça tenham desempenho superior a outros zebuínos da mesma idade. A docilidade do animal é a mais prezada pelos criadores, a raça é mansa, não se extressa ou perde peso. Onde maior é a docilidade, maior o ganho de peso e a fertilidade.
Vantagens de Criar a raça Tabapuã
Grande produção na carne de alta qualidade
Extremamente dócil
Carcaça Exuberante, com 50% de costelas, e 50% de pernas.
Terminação de carcaça diferenciada, com mais acúmulo de gordura que outras raças zebuínas.
Adaptação a qualquer clima- Pode ser criado em qualquer lugar
Excelente para reprodução- As fêmeas dessa raça apresenta alto índices de fertilidade, e são consideradas boas mães que produz bastante leite para as crias. Onde acontece o crescimento mais rápido dos bezerros, e sadios.
Diferenças da Raça Nelore e Tabapuã
Cerca de 80% do rebanho de gado no Brasil é nelore, ou anelorado. A raça nelore é de médio porte a grande. Apresentam pelagem branca ou cinza- clara, sendo que os machos apresentam o pescoço de cupim normalmente mais escuros. A pele é preta ou escura, solta, fina, flexível, macia e oleosa. Orelha com formato de lança, arqueadas para frente. Possui ancas bem afastadas. Coloração escura em torno dos olhos( proteção contra raios solares).
Já o tabapuã (zebu brasileiro), é de grande porte, com crânio oval com perfil subconvexo, e ausência total de cifres. Ossatura forte, robusto, musculatura compacta e e distrubuída. Pelagens na cores branca, cinza e mescladas, pelos finos e pele preta.
Orelhas médias e relativamente largas. Ancas bem afastadas e no mesmo nível, moderamente salientes. Garupa comprida, larga, ligeiramente inclinada tendendo para o horizontal. Para muitos é a raça mais dócil.
Para saber mais sobre a raça de gado Tabapuã e outros assuntos relacionados ao universo bovino, continue acompanhando o blog do TecBov.