Tendência da pecuária em 2023: como estará o mercado?

pecuária em 2023

Compartilhe esta publicação

A tendência da pecuária em 2023 prevê o crescimento da oferta de animais da categoria seja  destaque. Confira!

Com o ano novo, novas expectativas e projeções do mercado  ajudam no planejamento das metas e ações. Afinal quanto mais dados e informações, menos erros você irá cometer.E para ter sucesso na pecuária em 2023, veja o levantamento feito pela Tecbov. Então continue a leitura.

Como foi o ano de 2022 para o setor pecuário?

O ano de 2022 teve um baixo consumo per capita de carne bovina, reflexo da pandemia. E como em 2022 não teve injeção de incentivos, houve um recuo ainda maior no consumo per capita.

Por isso, o  ano de 2023 é uma esperança para o setor pecuário, com a expectativa de abertura de novos mercados e a retirada da vacina da febre aftosa que pode abrir as portas para a exportação.

O mercado do Boi Gordo da pecuária em 2023

O mercado do boi gordo está em franca expansão, isso se dá devido ao investimento feito a partir do segundo semestre de 2019.

Além disso, o Brasil vem passando por  uma revolução no setor pecuário, com altos investimentos em melhoramento genético, manejo e nutrição animais. Esses investimentos  já foram perceptíveis em 2022 e a tendência é que em 2023 esse crescimento seja ainda maior

Aumento do abate dos bovinos

Uma das expectativas é que haja um aumento de 3,9% no abate dos bovinos. Em 2022 esperava-se a produção de 8,7 milhões de toneladas de carcaça, já em 2023, esse valor passou para 9,0 milhões de toneladas.

Aumento das exportações

Com preços mais competitivos e maior capacidade produtiva, para atender a demanda, o Brasil seguirá exportando grandes quantidades de carne bovina. A China é um dos  países que já garantiram carne bovina brasileira para 2023.

Planilha de Gado

Consumo interno

A estimativa para esse ano é que o consumo de carne aumente. Uma boa notícia para os produtores de gado de corte. 

No entanto, outro fator que interfere é a mudança do ciclo pecuário, para o ano de 2023, é esperado maior oferta de fêmeas reduzindo os preços,  diferente do ano anterior, em que houve retenção das matrizes, o que causou um aumento nos preços. Conforme dados do MAPA,há uma previsão de crescimento de 4%.

Como atender a demanda do mercado da pecuária em 2023?

Para compensar os altos investimentos e cumprir as metas de lucros estipuladas é fundamental ter um planejamento  para segui-lo.

Definindo as metas e objetivos, o próximo passo é focar nas estratégias para cumprir o planejamento. Uma forma é seguir um protocolo básico da pecuária, como, por exemplo:

  • Oferta de sal durante todo ano, esse por sua vez, é responsável pela nutrição e engorda dos animais, como o sal mineral e o sal proteinado.
  • Faça a prevenção de doenças: Animais doentes, têm baixo desempenho, além de resultar em desperdícios de ração e custos extras com veterinário. Por isso, é importante seguir o calendário vacinal.
  • Planejamento da seca: É fundamental ter uma boa alimentação durante a seca, então ainda nas águas  veja qual alimentação para substituir a pastagem: silagem, ração, pastejo rotacionado. Há várias formas de evitar os problemas e ainda escolher a que melhor cabe no seu bolso.

Enfim, monitore a qualidade da pastagem, o consumo,  a qualidade da água e o bem estar dos animais.

Quer alcançar boas metas  na pecuária em 2023? Então fique atento às dicas completas aqui na Tecbov.

Gerencie o seu rebanho de forma eficiente com a Tecbov. Somos uma empresa com 3 anos de atuação, criando soluções para pecuaristas.

Além disso, nosso sistema conta com tecnologias de rastreabilidade, controle de peso e da sanidade dos animais, garantindo uma gestão centralizada com maior lucratividade. Acesse o nosso site e confira os nossos planos e preços!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?