Em 1800, o gado N’Dama, antecessor da raça de gado Senepol, foi importado do Senegal, na África Ocidental, para as Ilhas Virgens americanas, localizada ao sudeste de Miami, Flórida.
O N’Dama, uma raça Bos taurus, era bem adequada para o Caribe por causa de sua tolerância ao calor, resistência a insetos, doenças e a capacidade de se desenvolver com forragem de baixa qualidade.
Em 1889, o Granard Estates de Henry C. Nelthropp era um dos maiores criadores de N’Dama com mais de 250 cabeças, que ele mantinha como raças puras.
Por sua vez, o filho de Nelthropp, Bromley, queria desenvolver gado que combinasse as características necessárias para níveis superiores de produção no ambiente tropical das Ilhas Virgens.
Contudo, as primeiras tentativas de importar gado de maior produção de regiões temperadas falharam, pois os animais de outras raças importadas não resistiam ao calor da região.
Foi somente em 1918 que a genética da raça Red Poll introduziu-se na N’Dama, melhorando a capacidade de ordenha, a fertilidade da raça e algumas outras características da raça.
Esta combinação de genética provou ser muito bem-sucedida e formou a base da raça de gado Senepol.
As medidas que influenciam Red Poll
Por sinal, à medida que mais influência do Red Poll aciona-se, a pressão de seleção estrita se aplicou para:
- Melhor a maturidade precoce e eficiência materna;
- Cor vermelha sem chifres e sólida;
- Maior tolerância dos animais ao calor.
A raça Senepol das Ilhas Virgens americanas foi construída por quatro rebanhos primários que ainda operam na ilha atualmente.
O isolamento nas Ilhas Virgens americanas protegeu a raça Senepol, evitando que outros cruzamentos modificassem a raça.
Enquanto outras raças não conseguiam crescer no ambiente das Ilhas Virgens americanas, o Senepol se caracterizou por sua resistência e capacidade de reprodução sob o ambiente hostil da região.
Atualmente, o gado da raça de gado Senepol está presente em outras regiões e inclusive aqui no Brasil, sendo seus criadores representados pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol.
A raça chegou ao Brasil nos anos 2000 por meio de fazendeiros que importaram o Senepol dos Estados Unidos para Ariquemes/RO. Na mesma época, um grupo de criadores importou 700 embriões da raça para acelerar a procriação no país.
Por sua vez, em 2001 nasceram os primeiros 460 bovinos da raça de gado Senepol no Brasil.
Características da raça Senepol
O gado Senepol é vermelho, de tamanho médio e com chifre natural. Possuem boa conformação o que dá uma boa carcaça.
Vacas adultas têm em média de 450 a 550 kg e constantemente desmamam 50% ou mais de seu peso corporal, enquanto mantêm um intervalo de parto eficiente.
As vacas permanecem em produção por cerca de 15 a 20 anos.
Dentre as principais características da raça, podemos destacar:
- Tolerância ao calor
- Resistência a doenças e insetos
- Facilidade de parto e vigor da panturrilha
- Eficiência materna
- Longevidade
- Cabeças sondadas
- Vigor híbrido
- Carne macia deliciosa
Para saber mais sobre a raça de gado Senepol e outros assuntos relacionados ao universo bovino, continue acompanhando o blog do TecBov.