Raça de Gado Nelore
Pelo que se sabe a raça Nelore surgiu há mais de 2.000 anos, quando o povo ariano levou os seus ancestrais, conhecidos como Ongole para a Índia.
No Brasil então, o Nelore foi reconhecido pela primeira vez em 1868, quando um navio a caminho da Inglaterra transportando um casal de Ongoles parou em Salvador e vendeu os animais.
Então, dez anos depois, um criador carioca, comprou um outro casal da raça de gado Nelore do Zoológico de Hamburgo, na Alemanha.
Por sinal, foi a partir dos primeiros criadores do Rio de Janeiro e da Bahia que o Nelore se expandiu por outras regiões do país.
Nos anos seguintes, novas remessas internacionais da raça chegaram ao Brasil. Segundo os registros, em 1960, foram importados 20 animais e, em 1962, foram importados 84 Nelores.
A partir desses animais surgiram importantes linhagens como a Godahvari, a Karvadi e a Taj Mahal, que foram decisivos para a grande expansão do rebanho brasileiro.
Além disso, atualmente a raça de gado Nelore é a que possui maior predominância no Brasil com mais de 100 milhões de cabeças registradas.
Vale destacar que para acelerar a expansão da raça pelo país, a inseminação artificial vem sendo utilizada em larga escala.
As vendas de sêmen Nelore representam 65% do mercado de inseminação artificial de todas as raças de corte no Brasil.
Características da raça de gado Nelore
A raça de gado Nelore possui como principal característica a curvatura acima dos ombros e pele solta. É geralmente de cor branca com pele, focinho e cauda pretos, e têm pernas comparativamente longas que os ajudam a andar na água quando pastam.
Os animais da raça contam com orelhas curtas, e chifres grossos e castanhos que apontam para cima, mas também existe uma estirpe natural da raça.
Resistências
O Nelore possui resistência ao calor e aos insetos devido à sua pele negra espessa e solta e à cobertura de pelos brancos que refletem os raios do sol, esta raça possui glândulas sudoríparas duas vezes maiores e 30% mais numerosas do que as raças europeias.
Além disso, a raça tem um metabolismo lento que cria menos calor e permite que se alimente com menos frequência, o que aumenta a sua resistência.
Por sua vez, as vacas têm úberes pequenos e tetas curtas, enquanto as bainhas dos touros também são curtas. Essas características contribuem para a eficiência reprodutiva da raça.
As mães Nelore têm uma vida reprodutiva longa e excelente capacidade para produção de leite.
Vale destacar que as vacas Nelore parem com muita facilidade devido ao seu maior porte, ampla abertura pélvica e maior canal de parto, o que reduz a incidência de distocia bovina.
Cada touro Nelore registrado é o resultado de um complexo processo de seleção. Os criadores recebem assistência de uma associação nacional, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu.
O peso ao nascer, peso ao desmame e a circunferência escrotal, são algumas das características medidas.
Dentre as principais características da raça, podemos destacar:
- Robustez;
- Resistência ao calor e a insetos;
- Eficiência metabólica;
- Qualidade da carne;
- Eficiência reprodutiva;
- Instinto materno e disposição.
Para saber mais sobre a raça de gado Nelore e outros assuntos relacionados ao universo bovino, continue acompanhando o blog do TecBov.