A raça de gado Brangus foi desenvolvida para obter as melhores características dos bovinos Angus e Brahman. Sua genética possui em 3/8 Brahman e 5/8 Angus.
A combinação resulta em uma raça que une as características de duas raças parentais de grande sucesso.
O Brahman, por meio de seleção natural rigorosa, desenvolveu resistência a doenças, robustez geral e instintos maternos notáveis.
Além disso, os Angus são conhecidos por suas qualidades superiores de carcaça. Suas fêmeas são extremamente funcionais que se destacam em fertilidade e capacidade de ordenha.
Os primeiros registros de bovinos da raça Brangus datam de 1949, no entanto, a raça já existia antes mesmo dos registros oficiais.
Parte do trabalho inicial de cruzamento de gado Brahman e Angus foi feito na Estação Experimental do Departamento de Agricultura em Jeanerette, Louisiana.
De acordo com o Anuário de Agricultura do USDA 1935, as pesquisas com esses cruzados começaram por volta de 1932.
Vale destacar que durante o mesmo período, alguns ranchos e criadores individuais em outras partes dos Estados Unidos e Canadá também estavam investindo em programas privados de melhoramento experimental com base na mistura do Brahman e Angus.
Eles estavam procurando por um desejável animal de corte que retivesse a habilidade natural do Brahman de prosperar sob condições adversas em combinação com as excelentes qualidades pelas quais os Angus são notados.
Os primeiros criadores de 16 estados e do Canadá se reuniram em Vinita, Oklahoma, em 2 de julho de 1949, e organizaram a American Brangus Breeders Association, posteriormente renomeada como International Brangus Breeders Association.
No Brasil, os cruzamentos começaram a ser feitos na década de 1940 por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Bagé/RS.
Características do Brangus
O gado da raça Brangus é preto ou vermelho, sem chifres, com uma pelagem lisa e pele pigmentada. Suas orelhas são médias a grandes e a pele é solta, com dobras no pescoço. A anca é ligeiramente arredondada e os touros têm então uma corcunda moderada.
Os Brangus possuem um bom temperamento que foi originalmente selecionado quando a raça foi criada.
Os touros Brangus adultos geralmente pesam entre 800 e 900 kg, enquanto as fêmeas maduras geralmente pesam entre 500 e 550 libras.
Os touros amadurecem aos dois anos de idade e estão prontos para entrar em serviço aos 18 meses. Além disso, as novilhas estão prontas para procriar aos 14 meses de idade e dar à luz seu primeiro bezerro aos 24 meses de idade.
Por sua vez, os touros podem permanecer em serviço até os 12 anos, enquanto as vacas podem produzir bezerros além dos 14 anos.
Esta raça considera-se muito versátil, tendo alto desempenho a pasto e no pátio de alimentação, além disso, são resistentes ao calor e alta umidade. Sob condições de clima frio, eles parecem produzir cabelo suficiente para proteção adequada.
As vacas são boas mães e os bezerros geralmente são de tamanho médio ao nascer.
Dentre as principais características da raça, podemos então destacar:
- Resistência ao calor e alta umidade;
- Resistência a carrapatos;
- Ganho de peso rápido;
- Maturação média a ligeiramente tardia;
- Carcaça sem gordura excessiva.
Contudo, para saber mais sobre a raça de gado Brangus e outros assuntos relacionados ao universo bovino, continue acompanhando o blog do TecBov.