Conheça tudo sobre melhoramento genético para bovinos de leite!
Enfim, é muito comum encontrar falhas na produção leiteira quando se tem um olhar mais profissional e aprofundado dos processos. Além disso, um dos sinais de que há algo de errado é quando à necessidade de aumento da produtividade de leite. E a genética pode ser uma das principais causas.
Enfim, para produzir mais leite de qualidade, os animais precisam ter uma boa genética, associada a um manejo adequado. O melhoramento genético do gado na produção leiteira impacta na produtividade do animal. Um rebanho melhorado, torna-se mais eficiente, produzindo mais com os mesmos custos de antes e também há um aumento da quantidade de leite, gerando mais lucro.
Conheça mais sobre o melhoramento genético e os benefícios para o rebanho leiteiro. Então, confira!
O que é o melhoramento genético para bovinos de leite?
O melhoramento genético em bovinos de leite seleciona as características dos animais mais eficientes com o objetivo de que os descendentes tenham mais chances de contar com os mesmos atributos econômicos e rentáveis ao produtor.
Além disso, ele inicia a partir de observação dos animais pela qual o criador interessa proceder com as gerações seguintes, buscando que os próximos animais sejam superiores nas qualidades necessária e também conhecidas como características econômicas, como maior produção de leite, de teores de sólidos e saúde superior.
O objetivo do melhoramento genético é aumentar a rentabilidade do criador, na busca das melhorias e das características de interesses econômicos.
Quais os benefícios do melhoramento genético para bovinos de leite?
O melhoramento genético em bovinos de leite oferece ao rebanho inúmeros benefícios, como:
Diminui o aparecimento de doenças genéticas
O melhoramento genético em bovinos de leite, evita que doenças genéticas passem para novas gerações, impedindo o avanço da atividade leiteira.
Melhora a fertilidade do rebanho
Com o melhoramento genético, é possível realizar análises de animais com alta produção e boa fertilidade para corrigir as deficiências de reprodução
Maior produtividade
Com o uso de sequenciamento genético e várias tecnologias é possível fazer escolha dos melhores animais da propriedade para as características escolhidas pelos produtores, obtendo melhores resultados.
Melhor qualidade do leite
Com a escolha dos melhores animais do rebanho, para que ele se perpetue e aprimore a raça e assim obter animais com melhores características, maior produção de leite e sólidos, além de aspectos como saúde e permanência no rebanho por mais tempo.
Redução de custos de produção
Com o melhoramento genético, se obtém uma significativa redução de custos com a escolha de animais mais produtivos, eficientes e saudáveis. Por exemplo, através da Inseminação Artificial pode adquirir bons reprodutores a baixo custo.
Produção em menor tempo
O melhoramento genético acelera o aperfeiçoamento do rebanho, garantindo uma alta produção em menor tempo, em relação as condições normais.
Além dos benefícios acima, há diversos outros benefícios como, por exemplo:
- Redução e controle sobre doenças transmissíveis via reprodução entre bovinos;
- Menor índice de animais machucados devido a monta natural;
- Rebanhos padronizados e que desenvolvem características semelhantes de produção;
- Maior monitoramento dos dados do rebanho.
A seleção para o melhoramento genético para bovinos de leite
Uma das primeiras etapas é que o criador deve tomar é a escolha da raça, ou seleção. Em sistemas intensivos de produção de leite, é importante optar por raças especializadas como Gir ou Girolando, ou animais mestiços europeus.
A escolha dos indivíduos deixará descendentes na próxima geração, e ela pode ser natural ou artificial. Sendo a seleção natural que se faz pela morte, infertilidade ou diminuição de viabilidade dos indivíduos. Na seleção artificial, se faz com interferência do homem, e permite que alguns animais se reproduzam de forma mais intensa que outros.
Enfim, o objetivo da seleção é mudar a frequência dos alelos e fos gametas que carregam determinadas combinações. Para que a mudança ocorra, no sentido de melhorar as características, é fundamental identificar o mérito genético de cada animal.
Define-se o valor genético para cada características separadamente. Por exemplo, se o valor genético de uma vaca para produção de leite pode ser muito alto, mas ao mesmo tempo, pode ter um teor de gordura muito menor. Assim é importante definir as características selecionadas.
No entanto, com base nos critérios de seleção definidos e características melhoradas, o próximo passo é a escolha do melhor touro, essa escolha se dá de forma individual para cada fêmea, em casos de acasalamento dirigidos. Finaliza-se essa etapa com a cobertura das fêmeas e a confirmação da gestação.
Conclusão
Enfim o melhoramento genético para bovinos de leite pode ser um dos fatores determinantes para a criação de gado de leite, pois ela pode influenciar de forma direta no sistema de produção adotado. Para iniciar um sistema de produção, é necessário um planejamento genético adequado.
Então, se você gostou do conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais!