Imunonutrição em frangos de corte

Imunonutrição em frangos de corte

Compartilhe esta publicação

A imunonutrição é uma forma de estimular e alterar os sistemas imunológico dos animais. Ela é feita por meio dos nutrientes necessários e da quantidade adequada para o bom funcionamento do organismo dos animais saudáveis ou doentes. Veja como é feita a imunonutrição em frangos de corte!

A forma de criação dos frangos de corte vem sofrendo mudanças com o passar dos tempos. Os animais passaram a ter de linhagens melhores, com a seleção de características desejadas.

Além disso, os sistemas de criação também passaram a ser intensivo. Com animais criados em local isolado e controle de acesso, alimentação balanceada e índices zootécnicos bem definidos.

No entanto, com o aumento do consumo e o rápido abate, resultou a alguns riscos para a atividade com sistema imunológico mais suscetíveis. Então para resolver isso, muitos criadores utilizam técnicas de manejo adequadas como a imunonutrição.

Por isso novas alternativas para melhoria na produtividade dos animais, proporcionando melhor bem estar e capacidade de aumentar a resistência dos animais, utilizando imunomoduladores.

Os imunomoduladores estimulam o sistema imunológico das aves, tornando-as mais resistentes e melhorando o desempenho e o bem-estar animal.

A imunonutrição como ferramenta para o sistema imunológico

Utiliza-se a nutrição como ferramenta para auxiliar o sistema imunológico, pois para ocorrer as reações do sistema são necessárias energias advindo de nutrientes.

As aves utilizam o mecanismo de defesa contra os agentes infecciosos e impedir a sua proliferação.  

Define-se a imunonutrição como: “a ciência que atua na modulação do sistema dos animais, por meio e nutrientes e alimentos em quantidade adequada.”

Ou seja, ela atua como moduladores das atividades do sistema imunológico, utilizando determinados alimentos em quantidade adequada. Ela propicia animais mais resistentes ou melhora de infecções ou doenças.

Planilha de Gado

O que são imunomoduladores e a sua relação com a imunonutrição?

São produtos que ajudam a melhorar o sistema imunológico das aves, estimulando a resposta do organismo. Entre os principais imunomoduladores são, por exemplo:

  • Prebióticos
  • Probióticos
  • Vitaminas
  • Minerais
  • Entre outros

Os minerais e as vitaminas são os principais imunomoduladores e são importantes na imunidade das aves. As vitaminas atuam no desenvolvimento animais como cofatores em reações metabólicas e permitem maior eficiência no organismo.

Entre as vitaminas que são utilizadas como imunomoduladores são A, D, E e C, sendo a vitamina C a mais exigida em grande quantidade.

Enfim, essa vitamina é uma agente antioxidante que reduz os níveis de radicais livres, atuando sobre o sistema imunológica das aves.

Além disso, a vitamina C aumenta a degradação de corticosteroides, liberados durante o estresse. Esse hormônio é responsável por degradar as proteínas do organismo diminuindo as respostas do organismo dos frangos de corte.

No entanto, já os minerais mais estudados que atuam como imunomoduladores são: cromo, selênio e zinco. O Zinco é essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gordura, sendo adicionado na dieta na forma orgânica ou na de óxido e sulfato. O Zn atua nas rotas metabólicas, como cofator de enzimas.

Sistema Imunológico das Aves

O sistema imunológico tem um papel fundamental na manutenção da homeostasia e combate doa patógenos. Esses fatores são determinantes para manter os animais saudáveis. Além disso, ele é um sistema complexo e é composto por várias células que trabalham em conjunto para se ter uma resposta imune.

Conhecer o funcionamento de um sistema imunológico das aves é fundamenta para saber as suas necessidades nutricionais. No entanto, quando estão em condição de repouso, o sistema imunológico usa poucos recursos orgânicos.

Quando a homeostase é quebrada, a resposta do sistema imunológico acaba consumindo boa parte da energia e nutrientes do organismo.

O sistema imunológico das aves é bem parecido com os dos mamíferos, mas apresentam algumas características como:

  • sistema linfóide primário (bursa de Fabrícius e Timo)
  • sistema linfóide secundário (baço e tecidos linfóides).

O sistema imunológico das aves é dividido em imunidade humoral e celular, a primeira é realizada com a produção de anticorpos, e a segunda é realizada pelos linfócitos T.

Imunidade humoral: Tem papel fundamental no sistema de criação de frango de corte

A imunidade humoral é mediada por células que tem funções únicas, mas atuam em conjunto em combate ao patógeno. Além disso, ela é estimulada pela imunoglobulina que é produzida pelos linfócitos B.

Esse tipo de imunidade tem um papel importante em sistemas de criação de frango, já que os agentes patogênicos induzem esse tipo de imunidade.

Conclusão

Enfim, a nutrição é uma ferramenta importante e eficiente para minimizar as perdas.  Os imunomoduladores atuam nas necessidades nutricionais que maximizam o desempenho produtivo e reprodutivo das aves, afim de prevenir as deficiências nutricionais.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?