Ovos comerciais: Quais fatores influenciam na qualidade?

Ovos comerciais Quais fatores influenciam na qualidade

Compartilhe esta publicação

Confira quais os principais fatores que influenciam na qualidade dos ovos comerciais!

Com o mercado mais exigente e preocupados com a segurança alimentar, a produção de alimento precisa ser mais segura. Em razão disso, muitas mudanças vem acontecendo na cadeia produtiva que adotam boas práticas e monitoramento dos processos.

Adota-se boas práticas que garantam um alimento seguro como, por exemplo:

  • Controle de qualidade de casca;
  • Processo de lavagem e desinfecção;
  • Armazenamento e classificação;
  • Controle sanitário.

Enfim boas práticas sanitárias devem ser adotas em todas as etapas de produção. Afim de evitar que os ovos contaminem e ter um produto mais seguro. 

Enfim, veja neste artigo tudo que você precisa saber sobre os aspectos avaliados para definir a qualidade dos ovos comerciais. Então, confira!

Qual a composição dos ovos comerciais?

Os ovos comerciais são compostos por:

  1. casca
  2. membrana
  3. gema
  4. albúmen
  5. calaza
  6. cutícula
  7. câmara de ar
  8. disco germinativo

Cascas: Influenciam na qualidade dos ovos comerciais

Fatores externos como espécie, manejo, nutrição, idade, genes, instalações e sanidade, influenciam na composição e qualidade dos ovos, por isso avalia-se com muito cuidado.

Por exemplo, a medida que a ave aumenta a idade, a qualidade da casca diminui, o que facilita a contaminação. Cascas com a qualidade ruim são mais suscetíveis a entrada de patógenos. 

Membrana da casca

É formada por fibras proteicas que garantem uma casca mais resistente, e também atuam como uma proteção, impedindo a entrada de patógenoss. Além disso, as cascas possuem poros que permitem a troca gasosa com o meio externo.

Cutícula

É a estrutura que cobre a casca. É composta por mucoproteína que inibe a entrada de patógenos, por um curto período após a postura e também impedindo a perda de água.

Disco germinativo

Situado na superfície da gema

Calaza

Enfim, ela é responsável por manter a gema centralizada no interior do ovo. Ela fica aderida à membrana vitelina da gema e se expande até a câmara de ar.

Planilha de Gado

Câmara de ar

É o espaço entre a membrana interna e externa da casca. Ela é preenchida por ar logo após a postura, resultante de uma diferença de temperatura do avo após a postura.

Albúmen barreira física que influencia na qualidade dos ovos comerciais

É uma substância viscosa constituída de algo em torno de 85% de água, e proteínas. Além disso, ele é dividido em três camadas:

  • Albúmen fluído externo
  • Fluído interno
  • Denso

O albúmen também apresenta uma barreira física, já que por ser uma substância viscosa, dificulta a passagem de microrganismos para a gema. No entanto, fatores como a estocagem prolongada pode afetar na viscosidade da substância e facilita a entrada de patógenos.

Além da barreira física, o albúmen também apresenta uma barreira biológica. Pois em sua composição há proteínas que impedem o crescimento e desenvolvimento de patógenos.

Além disso, outro fator que influencia na proteção e qualidade é que essas proteínas tem um alto pH durante o armazenamento e deficiência de ferro. O que impede a entrada de patógenos no seu interior.

Gema

A composição da gema, irá depender do tipo de alimento que a ave irá receber, pois a nutrição das aves influi sobre a composição proteica.

Fatores que afetam na qualidade dos ovos comerciais

Um dos principais aspectos que determinam a qualidade do ovo é relacionada as características da casca, como, por exemplo:

  • Qualidade interna;
  • Resistência no manuseio;
  • Idade das aves;
  • Nutrição;
  • Genética;
  • Condições sanitárias das aves.

Além disso, a idade da ave poedeira também afeta na qualidade dos ovos. Pois com o passar do tempo, também há um aumento no tamanho do ovo e também menor absorção de cálcio pela ave. Por isso, recomenda-se suplementar os nutrientes na dieta.

Conclusão

Enfim, a qualidade é primordial em ovos comerciais, e ela é determinada pela qualidade das cascas. É através da casca que há trocas gasosas com o meio ambiente. No entanto, quando a qualidade é inferior, é mais provavel a entrada de patógenos no seu interior.

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?