Manejo de frango de corte: pontos importantes para a fase inicial

Compartilhe esta publicação

O manejo de frango de corte inicia-se muito antes da chega dos pintinhos na sua granja.

Para garantir bons resultados na produção de frango de corte é essencial conhecer todos os requisitos do manejo, haja visto que qualquer condição adversa pode implicar na redução do desempenho final da sua produção.

Veja abaixo quais os principais pontos importantes na fase inicial do manejo de frango de corte, Confira!

Manejo de frango de corte inicial: A fase mais crítica de um ciclo de produção

A primeira semana dos frangos de corte representa mais de 16% do período de criação desses animais e é a fase mais crítica da produção dado a todos os processos fisiológicos relacionados ao desenvolvimento inicial.

Por isso, realizar o manejo adequado logo nas primeiras fases de vida faz com que o criado obtenha bons resultados e produtos de qualidade.

Recepção dos pintinhos

Assim que chegam ao local, os pintinhos devem ser soltos em um círculo de proteção para dar início a criação. O local deve estar preparado e devidamente aquecidos e abastecidos de água e ração.

Outro ponto importante é que antes de soltá-los é preciso checar o seu peso. Além disso, eles devem estar limpos, apresentar boa saúde e com o umbigo cicatrizado. Caso os animais apresentem algum defeito grave, o fornecedor deve ser comunicado.

Outro ponto importante é a verificação da condição de saúde da ave, de forma que garanta que ela fique livre das principais doenças que afetam os frangos de corte como:

  • Micoplasmose
  • Samonelose
  • Aspergilose

Além disso, os pintinhos devem vir com procedência de matrizes de que receberam as vacinas para aves, pois é uma forma de transmitir a imunidade aos pintos.

Alojamento para frango de corte na fase inicial

O alojamento deve garantir condições adequadas, pois qualquer tipo de estresse pode prejudicar o desempenho da ave e reduzir o ganho de peso.

Além disso, ele deve ocupar menos da metade do aviário e ir aumentando o espaço a medida que os animais se desenvolvem.

Antes da chegada dos pintinhos, o aviário deve passar por um processo de vazio sanitário, ou seja, o galpão por 10 dias não pode receber animais até a chegada do novo lote.

O local deve passar por um processo de desinfecção e inspecionar as campânulas para verificar se estão em bom funcionamento e também se os bebedouros e comedouros estão devidamente abastecidos.

Cama de aviário de frango de corte

Os criadores de frango de corte devem se atentar quanto a cama de aviário, elas devem oferecer conforto para as aves, com baixo nível de contaminando, sempre optando sempre por material de boa qualidade e absorção de umidade.

Planilha de Gado

Manejo de bebedouros

Os bebedouros devem ser bem distribuídos em círculos de proteção, abastecidos com água fresca, limpa e livre de fezes.  Além disso a altura dos bebedouros deve evitar que a água molhe a cama do aviário

Manejo de comedouros

Quando nascem, os pintinhos possuem uma reserva de alimento, contida no saco vitelino suficiente para os três primeiros dias de vida.

Por isso não uma certa necessidade de administrar a ração, no entanto quando distribuída, favorece o rápido aprendizado sobre o que é alimento.

O comedouro indicado é aquele do tipo bandeja. Cada bandeja atende 80 pintinhos.

Quando entram no comedouro, os pintinhos tendem a sujar a ração e por esse motivo ela deve ser peneirada no mínimo duas vezes por dia, para eliminar partículas de fezes e quaisquer outros resíduos.

Manejo de temperatura e ventilação

Na terceira semana de vida, as condições de temperatura ideal é a partir de 21°C.

No entanto, dado as condições climáticas do país, esse limite é facilmente alcançado, por isso é recomendado o uso de ventiladores para amenizar o calor.

 Além disso, para manter as condições adequadas, o local deve comportar 14 pintinhos/m².

Manejo de cortinas

O manejo das cortinas é feito conforme a temperatura, umidade e a qualidade do ar. Por exemplo, quer que o ambiente se mantenha aquecido por até 3 dias, as cortinas laterais devem ficar totalmente fechadas. 

A cortina interna pode ser aberta para que haja troca de ar nos momentos em que há maior temperatura do dia, além disso, quando não ocorre a renovação do ar, há uma maior concentração de amônia.

Por isso, é essencial que se evite abrir as cortinas de uma só vez, para evitar mudanças bruscas de temperatura.

E aí, você já conhecia todos esses cuidados? Conte para gente nos comentários e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?