Ter a temperatura adequada na criação de suínos, pode afetar de forma positiva no desempenho animal. Confira!
Com um mercado mais consciente, o bem-estar dos suínos tornou-se essencial. Por isso o controle da temperatura é essencial para o sistema de produção de suínos.
Quando se fala em temperatura, é fundamental que o produtor tenha maior atenção. Pois os animais gastam muito energia para manter a temperatura, o que pode gerar prejuízos econômicos.
Mas qual a relação entre a temperatura e o desempenho dos suínos? Veja abaixo qual a importância do controle térmico para os animais e o que pode causar o calor excessivo. Então, continue a leitura!
+Confira também como o estresse térmico afeta bovinos de corte
Qual a importância da temperatura para os suínos?
A temperatura é fundamental para a eficiência produtiva. Isso porque os animais são homeotérmicos, ou seja, ele é capaz de manter a temperatura do corpo constante, trocando calor com o ambiente.
No entanto, essa atividade gera gasto de energia, que é obtida através do consumo de alimentos. O pouco da energia que sobra vai para a produção de carne e leite, e é por isso que há queda na produção.
Quando os animais estão sofrendo estresse térmico, eles acabam perdendo a eficiência no uso da energia. Pois o organismo dos suínos aciona um mecanismo que regula a temperatura.
Qual é a temperatura ideal para a criação de suínos?
Em geral, a temperatura ambiente ideal para a criação de suínos irá depender da fase de cada animal. Durante a gestação dos suínos, recomenda-se que a temperatura seja em torno de 25°C.
Já para fêmeas lactantes a faixa da temperatura indicada é entre 16° a 22° C. Em animais em crescimento essa faixa se estende para 16°C a 24°C.
Para te ajudar nessa diferença de faixa etária no crescimento dos animais recomenda-se:
- Construção de galpão no sentido Leste-Oeste;
- Uso de ventiladores e nebulizadores para conforto do animais nos galpões;
- Resfriar a sala da maternidade, com a instalação de piso resfriado na gaiola;
- Uso de escamoteadores, piso aquecido e lâmpadas na gaiola dos leitões;
- Uso de canais de circulação de ar sobre a cabeça das porcas lactantes, para resfriar o ambiente.
Qual o impacto da temperatura no desempenho dos suínos
Para um bom desempenho dos animais, o ideal é que eles permaneçam em uma faixa de temperatura ideal.
Dessa forma, evita que eles gastem energia utilizada na deposição de gordura nos tecidos, essencial para comercialização da carne.
Em temperaturas elevadas, por exemplo, os suínos na tentam resfriar o corpo e garantir o conforto térmico. Esse esforço causa um aumento no fluxo de sangue na pele e diminui dentro dos órgãos, resultando em:
- Prejuízos na digestão, pois o animal consome menos alimento
- Menor eficiência do sistema imunológico, favorecendo o aparecimento de doenças.
Quais são as respostas do suíno as variações de temperatura?
A saúde dos suínos é avaliada conforme o seu estado físico e também as suas reações comportamentais.
Há estudos que comprovam que quando os animais estão estressados eles liberam altos níveis de cortisol. Essa substância compromete a qualidade da carne e na fertilidade dos animais.
As respostas dos suínos dependem do peso do animal, ou da taxa de gordura no corpo. Ou seja, quanto maior a taxa de gordura, menor a perda de calor para o ambiente.
Além disso, os suínos apresentam poucas glândulas sudoríparas que ajudam a regular a temperatura e proteger quando há um calor excessivo.
Nesses casos, os animais para trocar calor com o ambiente. E acabam sendo mais ofegantes e passam por mudanças de comportamentos, como:
- Os suínos buscam por lugares mais frios e úmidos
- Aumenta o consumo de água e menor consumo de alimento
- Aumento da atividade respiratória e letargia
Em fêmeas, o calor em excesso também afeta o maior intervalo e na frequencia de mamadas.
Conclusão
Enfim, a temperatura influencia o desempenho dos suínos. Quando em condição de calor excessivo, ocorre mudanças no comportamento e organismo dos animais. Pois há um maior gasto de energia para troca de calor com o ambiente.
Enfim, se você gostou do conteúdo, então compartilhe em suas redes sociais!