Maternidade é a fase mais sensível da produção de suínos

Maternidade é a fase mais sensível da produção de suínos

Compartilhe esta publicação

Você sabia que durante a fase de maternidade dos suínos é um momento muito delicado em um sistema de produção? A maternidade é a fase que mais demanda cuidado.

Confira abaixo os principais cuidados e manejo com os animais durante a fase do parto. Continue a leitura!

A maternidade antes do parto

Os cuidados com os animais iniciam-se antes d seu nascimento, visando preparar o ambiente para receber os leitões.

Toda a assistência deve ser dada tanto antes como durante o parto e não deve ser demorado. Pois quanto mais prolongado, menor as chances de os leitões sobreviverem.

As instalações também são importantes. As gaiolas onde os animais ficarão devem ser individuais, com abrigos para proteger dos leitões, onde permanecem durante a fase de aleitamento.

Para proteger os leitões do esmagamento, projeta-se as gaiolas com uma área delimitada para os leitões, que são chamados escamoteadores., assim possibilita poucos movimentos à fêmea.

Cabe salientar que as leitoas vão para a maternidade uma semana antes do parto, em um ambiente controlado.

Quando a instalação apresenta erros, pode trazer problemas como: empoçamento de fezes e urina, esmagamento de leitões, ou até problemas com temperatura, estando muito quente ou muito frio, o que provoca a mortalidade de leitões.

As salas de parto

As salas não devem ter comunicação direta entre si, sendo o acesso por portas laterais.

Forradas com isolante térmico e cortinas laterais, para garantir mais conforto aos animais. O piso das salas de parto divide-se em três partes: onde as porcas ficam, o alojamento dos leitões e as baias de alimentação.

Área de parição da maternidade

As áreas de parição podem ser em baias convencionais ou em celas parideiras. Nas baias convencionais, o espaço maior contribui para maior conforto para as porcas.

O escamoteador deve ter um equipamento que serve como fonte de aquecimento a base de energia elétrica, biogás ou lenha.

A maternidade após o nascimento dos leitões

Após o nascimento dos leitões recém-nascidos, é necessário ter uma atenção especial.  

Logo após os leitões nascerem é necessário limpar e secar os animais, retirando os resíduos de placenta, nas regiões da boca e narina, pois elas podem obstruir as vias respiratórias e levar a morte por asfixia.

Para esse processo, utiliza-se um pano limpo uma toalha de papel, para evitar que ocorra o resfriamento e também para ajudar a estimular a circulação do recém-nascido. Outros processos que precisam ser feitas são:

Planilha de Gado

Corte e cura do umbigo

O umbigo é porta de entrada para contaminação, por isso é necessário o corte do cordão umbilical após o nascimento e também a desinfecção ou cura com solução iodada. A área de corte deve ser feito cerca de 3 centímetros da barriga.

Os animais quando nascem, apresentam uma baixa resistência, pois apresentam uma pequena quantidade de anticorpos.

Corte ou aparo dos dentes

Os leitões quando nascem, possui oito dentes bem pontiagudos e desenvolvidos, principalmente os dos cantos e os caninos de leite. Por isso cortam-se bem rente à gengiva, com cuidado para não causar ferimentos.

Importância do colostro para os leitões

É essencial que os leitões mamem no mínimo 200 ml de colostro, pois ela atua como fonte de energia e também promove imunidade contra várias doenças. 

Uma das causas da morte de leitões é por inanição, que é quando os leitões não se alimentam por falta de leite na matriz.

Desmama dos leitões

A desmama dos leitões devem ocorrer entre 21 e 28 dias de idade. Encaminham-se para a creche, enquanto as porcas retornam para o setor de reprodução.

Calendário de vacinações

Após o desmame, os leitões são pesados e transferidos para creche, onde receberão ração. Por isso, os criadores devem proporcionar boas condições de higiene e também serem vermifugados. Além disso, deve-se seguir um calendário de vacinação.

Quais os principais cuidados para evitar a perda na maternidade?

Durante a maternidade alguns cuidados devem ser tomados, como, por exemplo:

  • O local onde ficarão os leitões deve estar em uma temperatura entre 26°C e 32°C e também devem manter o ambiente seco. Assim evita o choque térmico e a hipotermia dos recém-nascidos.
  • Os leitões devem ser orientados em sua primeira mamada, para estimulá-los a consumir o colostro. Além disso, outro ponto que deve ser estimulado é o consumo de ração para as porcas com grandes leitegadas.
  • Monitora-se o processo de parição, como forma de garantir a segurança do recém-nascido.  Em média, uma parição dura 2h30.
  • Porcas mais velhas merecem uma certa atenção, pois tender a ter maiores problemas com parições mais longas (em torno de 4 horas).
  • Outro ponto importante é o cuidado com esmagamentos dos leitões.

Conclusão

E aí você já conhecia todos esses manejos para o cuidado com os suínos?  Enfim, veja que a maternidade exige cuidado e pode ter riscos para a sua produção caso não sejam feitas de forma adequada.

E se você quer saber mais sobre a produção de suínos, então acompanhe o nosso blog!

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?