A princípio, o confinamento das vacas leiteiras é um sistema intensivo de criação inserido no Brasil.
Além disso, em sistemas como esse, a criação dos animais são em uma área restrita durante o ano todo e separados por lotes e recebem uma dieta bem balanceada.
Mas como escolher um projeto de instalação para o seu rebanho leiteiro? Pode ser uma tarefa complicada, pois há variáveis que definem qual o melhor modelo para a sua propriedade como: free stall, loose housing ou compost barn.
Neste artigo você irá conhecer sobre os confinamentos, os tipos e como cada uma dessas propostas pode beneficiar a produtividade da sua propriedade. Então, confira!
Estrutura do confinamento das vacas leiteiras
Um dos principais pontos de um sistema de confinamento das vacas leiteiras é a estrutura.
Dessa forma, o efeito do bem-estar na produtividade é o principal ponto na hora de implementar na sua propriedade. Por exemplo, pistas de trato, barracão, boa ventilação, são alguns dos itens cujo investimento pode melhorar o retorno.
Prezando pelo conforto e bem-estar do rebanho, é necessário o intenso monitoramento e controle da condição sanitária já que os animais passam a maior parte da vida produtiva dentro das instalações.
Tipos de instalação de confinamento das vacas leiteiras
Confinamento: Tie Stall: Loose Housing
Nesse tipo de sistema, o confinamento é em estábulos de terra batida ou concretado, apenas com uma área coberta de repouso coletivo. Assim, os animais ficam livres com muita liberdade de movimento.
Dessa forma, a área de repouso é onde os animais descansam, em uma cama coberta com material seco como palha de arroz, areia, esterco desidratado, entre outros materiais. Além disso, outra função deste espaço é fornecer proteção contra as condições climáticas, como vento, frio, sol intenso e chuvas.
Para realizar a ordenha e a alimentação,levam-se as vacas para galpões.
Então, veja as vantagens e as desvantagens de se adotar o loose housing:
Vantagens do Loose Housing
- Animais livres
- Fácil reconhecimento de cio
- Menor custo de construção da instalação
Desvantagens do Loose Housing
- Necessário fazer manutenção da estrutura de instalação
- Problemas na hora de escoar os dejetos da cama
- Maior infestação de moscas no espaço
Confinamento: Free Stall
Nesse sistema, as vacas ficam soltas dentro de uma área cercada. Parte da área ficam as baias que são onde os animais descansam. Além disso, na outra parte das instalações, destina-se para alimentação, ordenha e exercício.
As baias são individuais, instaladas lado a lado, forradas com cama de areia ou borracha triturada. O tamanho deve ser o mais confortável, para que as pernas e o úbere do animal fiquem alojadas enquanto estiver deitado. Confira as vantagens e desvantagens do Free Stall.
Vantagens do Free Stall
- Espaço para exercício dos animais
- As vacas ficam mais limpas
- Economia no custo operacional
- Mecanização facilitada
Desvantagens do Free Stall
- Alto custo de construção
- Maior exigência de manejo de limpeza
Confinamento das vacas leiteiras: Compost Barn
Nesse confinamento das vacas leiteiras, os animais ficam livres para caminhar no galpão com amplo espaço para deitar, dessa forma garantindo bem-estar e conforto dos animais.
Um dos pontos cruciais deste sistema é o manejo da cama, por isso ele deve ser realizado de forma que a superfície permaneça seca e confortável para que as vacas possam levantar e andar em uma superfície macia. Além disso, Os custos deste sistema são menores em comparação com as outras instalações. Veja abaixo as vantagens e desvantagens de se aderir ao Compost Barn, por exemplo:
Vantagens do Compost Barn
- Vacas com maior liberdade de escolha
- Reduz os problemas com casco
- Condições sanitárias mais saudáveis
- Melhores condições de trabalho
- Maior conforto térmico
Desvantagens do Compost Barn
- Maior exigência no manejo da cama
- Dificuldade para encontrar material para cama
Confinamento das vacas leiteiras: Tie Stall
Esse tipo de confinamento é utilizado em pequenos rebanhos, com até 60 vacas em lactação. As vacas ficam contidas em baias individuais, dispostas lado a lado e são mantidas por uma corrente no pescoço, sendo apenas soltas no momento da ordenha. Além disso, essa falta de exercícios aumenta a possibilidade de estresse do animal.
O animal recebe alimento no cocho duas vezes ao dia, de forma manual ou mecânica. A água deve ser disponibilizada em bebedouros. A cama não precisa ser trocada diariamente, no entanto as dejeções que caem nas canaletas. Veja as vantagens e desvantagens do Tie Stall, por exemplo:
Vantagens do Tie Stall
- Permite maior higiene dos animais
- Mecanização facilitada
Desvantagens do Tie Stall
- Investimento alto
- Maior possibilidade de estresse animal
- Pouca oportunidade das vacas se exercitarem
Conclusão
Enfim, o confinamento das vacas leiteiras é um sistema que contribui para o aumento na produção de leite de forma a garantir o bem estar animal.
Para a produção leiteira, há possibilidade de vários tipos de confinamento, então antes de investir em um dos modelos, veja quais aspectos são mais importantes para a sua propriedade.