Ficha controle de cios e coberturas
Introdução
A gestão reprodutiva permite identificar falhas de manejo, permitindo que sejam tomadas de decisão. Com a ficha de controle de cios e coberturas, as vacas são categorizadas de acordo com a sua fase produtiva, visualizando o animal no rebanho e aos cuidados para cada fase, além de alertar ao produtor os eventuais problemas reprodutivos.
O manejo reprodutivo é fundamental para propagar as espécies, para gerar animais com qualidade. Enfim, os sistemas de reprodução, tem relação com a produtividade, visando nas características qualitativas de carcaça, carne e leite.
O que é o Cio?
O cio é o período no qual a vaca aceita monta, que ocorre em novilhas depois da puberdade e em vacas não prenhas. Este período pode durar de 6 a 30 horas e acontece em um intervalo de 21 dias. Entre os principais sinais do cio é quando ela fica parada e aceita ser montada pelo touro. Entre outros sinais para identificar o cio são:
- Comportamento similar do touro
- Mostra sinais de nervosismo
- Aproxima-se com uma posição cabeça-contra-cabeça
- Encosta-se em outras vacas
- Cheira a urina e a vagina de outras vacas
- Inicia movimento de perseguição
- Vagina hiperêmica e intumescida, descargas de muco transparente pela vulva
- Diminuição de ingestão de comida e produção de leite
- Animais sujo
- Queda de pele na altura da inserção
O que é cobertura?
A cobertura ou monta é o processo de coito ou cópula entre animais em que, ocorrendo no período de fertilidade da fêmea ocorre a fecundação. Ela pode ser classificada em: monta natural e controlada.
Na monta natural, a femea e o macho permanecem juntos e a cobertura acontece em qualquer período, com pouco controle. Esse sistema pode ser em conjunto com a estação de monta, não sendo necessário a identificação dos animais em cio e a condução para cobrição.
Já a monta controlada, há um maior controle dos índices reprodutivos, pois é necessário a detecção do cio da fêmea para que haja o contrato entre ela e o touro. Neste tipo de monta, há necessidade de monitoramento constante, seguida de condução das fêmeas em estro.
Controle de cobertura
Anotar as coberturas é fundamenta para um manejo reprodutivo. É necessário que as vacas sejam facilmente identificadas. Todo o manejo antes do processo de reprodução deve ser analisado, pois contribuem para avaliar o desempenho animal, para identificar quais apresentam baixa produtividade ou improdutivos.
Além disso, também deve ser registrado e calculado a taxa de prenhez, desmama, mortalidade e peso ao parto e à desmama. A partir destes dados, o produto avalia a performance do seu rebanho e melhorar a produtividade do sistema de produção.
Durante o processo de cobertura, é anotado:
- A identificação dos animais
- A data de entrada e saída dos touros;
- O tipo de reprodução realizado (se monta natural ou inseminação artificial)
- Data da primeira e segunda monta
Conclusão
Enfim, ter o controle de cio e cobertura é fundamental para o manejo reprodutivo dos animais. Com as anotações realizadas é possível saber o desempenho e também identificar possíveis problemas durante o cio e a cobertura. Na Tecbov você encontra as melhores ferramentas para a gestão do eficiente do seu rebanho!