Criação de gado de leite: 05 Passos para começar!

05 Passos para começar

Compartilhe esta publicação

Quer começar um sistema de criação de gado de leite rentável? Alto consumo de leite é um verdadeiro chamariz para quem quer ser um empreendedor no ramo.

O leite é uma bebida que está presente em nossas mesas todos os dias. É um produto rico em nutrientes e oferece inúmeros benefícios, como o cálcio que causa o fortalecimento dos ossos. Além disso, é um produto que está na preparação de vários alimentos.

Então, confira abaixo como fazer e atingir o sucesso no mercado leiteiro em cinco passo:

Vantagens e desvantagens da criação de gado de leite

Veja abaixo as vantagens e desvantagens de se ter uma criação de gado de leite:

Vantagens da criação de gado de leite

  • O leite é um dos produtos mais consumidos no mercado nacional
  • Tem tendência de expansão do mercado

Desvantagens da criação de gado de leite

  • A produção de leite pode ser feita em pequenas escalas, no entanto se você deseja obter maiores lucros, é necessário um investimento maior.
  • Essa atividade requer a compra de animais que não são nada barato e manejos e manutenção minuciosos.
  • Custo elevados nos produtos veterinários

05 Passos para começar uma criação de gado de leite

Antes de iniciar o negócio é fundamental saber: Você está qualificado para trabalhar com a produção de leite? Ter um planejamento e conhecimento do assunto e isso pode ser um risco para os seus investimentos.

Por isso conheça o seu ramo de atividade e faça cursos sobre a á real busqu3 conhecer as inovações e tecnologias para o sistema, assim você terá uma boa qualidade dentro da sua propriedade e mais conforto na hora do trabalho.

Após isso veja em cinco passo como começar um negócio em criação de gado de leite.

Passo 01: Qual o espaço disponível para a criação de gado de leite?

Vamos considerar que a criação será de pastagem, é fundamental ter uma boa extensão de área com pasto de qualidade, além de espaço para a construção de curral e estábulo.

Além disso, outro ponto importante é verificar a água disponível no local e também cercar o local para evitar fugas dos animais.

O curral deve ser equipado com cochos e bebedouros para disponibilizar os alimentos, água e vitaminas para os animais.

Planilha de Gado

Passo 02: Faça um levantamento das instalações e equipamentos

Além da construção de currais e estábulos é fundamental avaliar os investimentos com cochos, bebedouros, equipamentos de transporte de ordenha.

O processo de ordenha é um dos equipamentos fundamentais para um sistema leiteiro, por isso pesquise sobre os equipamentos disponíveis para ordenha. A ordenha exige um ambiente limpo e com necessidade frequente de desinfecção do local.

Além disso, pesquise qual o melhor método para a sua propriedade: mecânica ou manual. Ambos os métodos tem um custo diferenciado.

Passo 03: Adquira as suas matrizes

Agora que você já tem as instalações é hora de adquirir os animais. Entre as raças indicadas são: Pardo suíço, Holstein ou Jersey. Adquira a quantidade conforme o planejado e o espaço disponível. Além disso, a escolha deve levar em consideração as suas necessidades.

Além disso, os animais devem ser dóceis para facilitar o manejo, e que facilite o momento de ordenha e com boa capacidade para volume alto de produção de leite diariamente.

Passo 04: Tenha atenção a saúde dos animais e na qualidade do leite

Animais saudáveis garantem maior e melhor qualidade de leite. Por isso melhore os métodos de alimentação, prevenção de doenças e no bem-estar do rebanho.

Ou seja, o animal deve ser alimentado três vezes por dia com sal grosso e farelo, disponibilizado nos cochos, aliás esses por sua vez deve ser higienizado todos os dias para que os resíduos dos alimentos não fermentem. A água também deve ser trocada duas vezes por dia.

Além disso é fundamental garantir a higiene da ordenha para garantir leite de qualidade.

E nem só de ração vive o gado de leite. Esses bovinos precisam de aditivos como monensina sódica e virginiamicina para a prevenção de doenças e manter a saúde em dia e potencializar a produção.

Passo 05: Faça a manutenção da criação de gado de leite

É fundamental realizar a manutenção do gado leiteiro com consultas veterinárias, para acompanhar o desenvolvimento dos animais, verificando se estão saudáveis.

Conclusão

Enfim, começar um negócio exige planejamento, por isso, para realizar a criação de gado é preciso investir em estudo e em equipamentos para um bom manejo e bem estar.

Então se você se sentiu apto para iniciar a sua produção de gado de leite vá em frente! E se sentir necessidade aqui no blog da Tecbov você irá encontrar inúmeras dicas específicas para aumentar a produtividade. 

Inscreva-se em nosssa Newsletter

E receba um aviso quando houver novas publicações.

Aproveite e leia também...

Receba dicas de especialistas em gestão pecuária direta em seu e-mail

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?