O berne em bovinos é um parasita transmitido por larvas das moscas da espécie Dermatobia hominis, muito comum em regiões mais quentes, pois ela costuma atacar bovinos que se abrigam embaixo das árvores para se proteger do sol. Os principais vetores são: mosca-do-chifre, mosca-dos-estábulos e mosca doméstica.
Além disso, pode causar prejuízos na propriedade, como por exemplo:
- Menor ganho de peso
- Desvalorização do couro
- Queda na produção
- Propicia a entrada de outras doenças
- Despesas com mão de obra
- Gastos com medicamento
Animais de raças europeia tendem a sofrer mais com o parasita, pois não se adaptam aos climas tropicas e nas horas mais quentes refugiam-se na sombra de arbustos e árvores. No entanto, já o gado zebuíno, é menos atacado pelo berne, por ser mais adaptado aos trópicos e também devido a sua pelagem mais clara e curta.
É um problema muito comum nas fazendas de gado. Entretanto, isso não deveria acontecer, pois a prevenção é muito simples. Neste artigo você irá conhecer o que é a berne, como tratar e evitar esse problema na sua propriedade. Então, confira!
Quais os sintomas do berne em bovinos?
O berne em bovinos causa dor, incomodo e fraqueza que afetam o bem-estar animal. O diagnóstico é feito através da visualização dos nódulos no corpo e que aparecem no dorso dos bovinos.
Animais atingidos pelo berne tem uma queda na produtividade na produção de carne ou na produção de leite. Além disso, prejudica o couro causando desvalorização no mercado.
De acordo com a Embrapa, animais com 20 a 40 larvas no corpo podem perder de 9 a 14% do peso.
O berne forma lesões mais numerosas na parte superior do corpo, pescoço, dorsos, flancos e cauda. Elas se agrupam e formam grandes tumefações, muitas vezes purulentas.
Em casos mais severos, pode ocorre infecções por bactérias e até sangramentos nas bicheiras.
Como tratar o berne em bovinos?
Indica-se o tratamento em épocas mais chuvosas, em que as chances de infestação aumentam.
O animal com berne precisa dicar em isolamento, Em seguida, aplica-se pomadas para diminuir o desconforto do animal. Após eliminar os bernes dos bovinos, é fundamental desinfestar o local onde os animais ficam, de forma a impedir a reprodução, retirando lama, fezes e dejetos da propriedade.
Por isso, a recomendação é retirar todas as larvas e fazer uma limpeza no local atingido. Também aplica-se pomadas cicatrizantes e próprias para a doença.
Também é fundamental ter um controle estratégico para combater a berne. Além disso priorize sempre priorize por produtos repelentes que podem servir de vetores para o parasita.
O controle químico já não é considerado eficiente pois:
- Há uma grande variedade de hospedeiros alternativos
- Grande número de espécies de vetores
- Inseticidas com proteção residual curta
Como prevenir berne em bovinos?
Confira abaixo os principais métodos para prevenir berne em bovinos:
- Elimine lama, acúmulos de fezes e dejetos na sua propriedade. Pois, além de prevenir o berne também evita outras doenças que impactam no seu negocio
- Tenha uma nutrição balanceada para fortalecer a imunidade do rebanho. Por isso, mantenha o cocho abastecido com sal mineral, sal proteinado e virginamicina para promover a engorda e deixar os parasitas bem longe do seu gado.
+ A lama, as fezes e o dejeto pode trazer outras doenças para a sua propriedade, confira!
Conclusão
Enfim, o berne em bovinos é considerado um grande prejuízo econômico em uma propriedade. Causa queda na produtividade do rebanho, além de ser um desconforto para os animais.
Você utiliza quais práticas para prevenir ou tratar o seu rebanho? Então, conte para gente a sua experiência!
A Tecbov ajuda a controlar a sanidade dos animais, e também envia lembretes dos medicamentos. Tenha uma gestão eficiente do seu rebanho!